Utilizando a arte do cruzo e do giro no combate às monoculturas da mente em busca de uma educação antirracista e intercultural
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i3.5946Resumo
O presente texto é um artigo de revisão em diálogo principalmente com Luiz Rufino e Vandana Shiva, onde são analisados aspectos da colonialidade que privam os sons das vozes dos saberes tradicionais. Tais análises foram feitas após a leitura e o debate de obras de tais autores pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade na Educação em Ciências (GEPIC), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba (MG). A instituição de uma monocultura da mente, com base ideológica universalista, vem consumindo a possibilidade da humanidade se favorecer com a troca de saberes e experiências reunidas por diferentes povos do Planeta. A chamada Pedagogia da Encruzilhada traz Exu como princípio explicativo de mundo sobre os acontecimentos, linguagem, comunicação, corporeidade, invenção e ética. A partir dela, o objetivo do artigo é pensar em proposições curriculares para professores antirracistas e decoloniais, que possam dialogar com as cosmologias da tradição. É necessária a criação de uma democracia intelectual que trabalhe a prática emancipatória dos sujeitos, devolvendo sua subjetividade e individualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index