Os quatros significados de tecnologia em Álvaro Vieira Pinto
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i3.6091Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento do conceito de tecnologia segundo as concepções dialéticas de Álvaro Vieira Pinto, através da monumental obra intitulada “O Conceito de Tecnologia”, terminada as primeiras cópias de correções em 19 de fevereiro de 1974 e, somente publicadas em 2005 pela editora Contraponto. Para isso, está analise estará fundamentada em quatro significados para tecnologia a qual Vieira Pinto busca compreender em que o primeiro, de acordo com o significado etimológico, a tecnologia tem de ser a teoria, a ciência, o estudo, a discussão da técnica, sendo nesta última noção as artes, as habilidades do fazer, as profissões e os modos de produzir alguma coisa. O segundo, a Tecnologia equivale pura e simplesmente na técnica. O terceiro, o conceito de tecnologia entendido como o conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade, em qualquer fase histórica de seu desenvolvimento. O quarto, a Tecnologia é ideologização da técnica. A metodologia de investigação é de natureza descritiva. Os dados foram levantados através da análise documental com base em um estudo teórico-bibliográfico. Diante da compreensão da análise que correlatam ao conceito de tecnologia tratado por Vieira Pinto, as concepções estão estritamente relacionadas ao desenvolvimento e ao aprimoramento da técnica, a visualização do significado do seu papel e a compreensão da razão das grandes transformações experimentadas ao longo do tempo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index