Álvaro Vieira Pinto: consciência, realidade nacional e educação

Autores

  • Silvano Severino Dias

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i3.6092

Resumo

Há várias abordagens sobre o pensamento de Vieira Pinto relacionadas à educação. Neste estudo foram analisadas as concepções de consciência ingênua, de consciência crítica e de desenvolvimento nacional vinculadas à noção de educação. Para isso, foi estabelecido como eixo diretor, para a nossa análise, a ideia de o projeto de desenvolvimento nacional está intrinsecamente relacionado com o processo educacional. No entanto, não se trata de compreender esse processo como fonte motriz do desenvolvimento, pelo contrário, é o processo de desenvolvimento que exigirá uma concepção de educação. Igualmente, não se pode criar uma proposta de desenvolvimento sem um projeto educacional.

Palavras-chave: Educação; Consciência ingênua; Consciência crítica; Desenvolvimento nacional.

Biografia do Autor

Silvano Severino Dias

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e graduação em Filosofia - Faculdades Claretianas de Batatais (1992). Atua como professor na PUC Minas, como professor de Filosofia, no curso de Sistemas de Informação e, na Faculdade Católica de Uberlândia, no curso de graduação em Filosofia, e na UNIPAC Pedagogia, como professor nas disciplinas Cultura e Tradição Religiosa na Sociedade Brasileira e Metodologia do Ensino Religioso. Atua como professor-orientador de projetos da FAPEMIG. Atuou como coordenador do curso de graduação em Filosofia, do curso de Pós-graduação em Filosofia para Crianças e Adolescentes e foi membro do Conselho editorial da Revista Poros, na Faculdade Católica de Uberlândia. Tem experiência na área de Filosofia, e desenvolve pesquisa na área da Filosofia, com ênfase na gênese da subjetividade nas filosofias modernas e contemporâneas, estabelecendo interfaces com a Psicologia, a Psicanálise e a Neurociência, assim como sobre concepções de infância. Participa dos Grupos de Estudos sobre o Pensamento Contemporâneo e Tecnologia e Filosofia.

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Publicado

2022-03-06

Edição

Seção

Decolonizando a pedagogia: um olhar do Sul