Bartolomeu de Las Casas: a educação como direito para todos

Autores

  • Maria dos Milagres da Cruz Lopes Instituto de Estudos Superiores do Maranhão
  • Wanderson Carlos Lisboa Maia Instituto de Estudos Superiores do Maranhão

Resumo

Bartolomeu de Las Casas (1484-1566) e a questão da educação como direito para todos, eis o mote que nos move a refletir sobre seu posicionamento no período em que se deu o grande massacre em terras latino-americanas, com a chegada dos espanhóis e dos portugueses. Com isso, ele proporá enfaticamente uma verdadeira ética universal, a saber, uma caracterização do reconhecimento epistêmico do índio, do negro e da mulher, de modo que esses, sendo seres dotados de razão, não poderiam, em hipótese alguma, ser escravizados. Nesse sentido, Bartolomeu visa à construção das suas próprias narrativas, descolonizando e horizontalizando o saber sistematizado, que deixa de ser ferramenta de opressão e passa a ser uma pedagogia da libertação, com o empenho de todos e direitos para todos, desafios da condição humanas ainda hoje existentes.

Biografia do Autor

  • Maria dos Milagres da Cruz Lopes, Instituto de Estudos Superiores do Maranhão

    Professora de Filosofia do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão. Mestra em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuitas-FAJE

  • Wanderson Carlos Lisboa Maia, Instituto de Estudos Superiores do Maranhão

    Graduando no Curso de Filosofia Instituto de Estudos Superiores do Maranhão

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Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Decolonizando a pedagogia: um olhar do Sul

Como Citar

Bartolomeu de Las Casas: a educação como direito para todos. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 668 a 682, 2021. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/6135. Acesso em: 18 maio. 2025.