Formação inicial de professores de matemática: as motivações de escolha e o perfil de alunos de uma universidade pública mineira
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i3.6679Resumo
Há uma tendência de estudos na área de educação que vem mostrando a importância de se utilizar dados relativos ao perfil dos alunos para o embasamento de propostas e programas voltados para o processo de aprendizagem. Este estudo teve como objetivo investigar quais as motivações dos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) na escolha pelo curso de Licenciatura em Matemática, bem como identificar o perfil destes estudantes, a fim de trazer reflexões sobre possíveis caminhos a serem traçados para a formação inicial de professores de matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, foi desenvolvida durante a pandemia de Covid-19 e teve como principais instrumentos de produção de dados a aplicação de um questionário e a realização de entrevistas. O questionário nos apresentou dados importantes quanto ao perfil dos alunos, sendo os mesmos referentes a faixa etária, estado civil, condição de moradia, renda familiar e tipo de instituição em que o estudante concluiu o ensino básico. Já as entrevistas realizadas, nos permitiram constatar alguns enunciados que, mantendo suas particularidades, se relacionam entre si: o primeiro nos aponta algumas especificidades do retorno às aulas durante o período pandêmico e o segundo diz respeito às complexidades do processo de ensino e aprendizagem nesse contexto de vulnerabilidade e distanciamento social, imposto pela pandemia de Covid-19.
Palavras chave: Formação Inicial; Licenciatura em Matemática; Perfil dos alunos; Pandemia de Covid-19.
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