Por detrás da escrita: análise linguística de uma produção textual do ensino fundamental II

Autores

Resumo

Este estudo objetiva, por meio de um olhar que não se limita ao exame da mera superfície do texto, analisar os fatores de textualidade na escrita de um aluno do nono ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública e periférica localizada no Norte do estado de Minas Gerais. Ademais, busca-se avaliar as escolhas linguísticas que o discente realiza e como as emprega na produção do sentido do texto; e, por último, verificar os conhecimentos adquiridos sobre a escrita e os que ainda precisam ser consolidados pelo estudante. O quadro teórico advém, principalmente, dos estudos de Costa Val (2004); Geraldi (1985); Koch (2007) e Koch e Travaglia (2007). Para a formação do corpus, foi aplicada uma proposta de produção textual e, após a realização da primeira escrita, observou-se que as maiores dificuldades do texto escolhido para compor o corpus estavam ligadas à coesão e à coerência. Por isso, houve a necessidade de realizar um conjunto de exercícios didáticos voltado para esses dois fatores constitutivos da textualidade. Assim, somente após essa interferência, ocorreu a reescrita do texto que possibilitou identificar uma escrita mais reflexiva e consciente, mas que ainda necessita ser aprimorada. Para isso, no tempo de escolarização que precisa ser percorrido, é importante que o ensino da escrita tenha sempre como foco os aspectos de textualidade.

Palavras-chave: escrita; análise linguística; fatores de textualidade.

Biografia do Autor

Dianne Celi Nonata Rodrigues da Silva, UFTM

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Professora na rede Estadual de Minas Gerais, e-mail: dianne_nonata@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-3685-7711

Marinalva Vieira Barbosa, UFTM

Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, e-mail: marinalva.barbosa@uftm.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3538-8821.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Pesquisa, Escrita e Formação Universitária