Por detrás da escrita: análise linguística de uma produção textual do ensino fundamental II
Resumo
Este estudo objetiva, por meio de um olhar que não se limita ao exame da mera superfície do texto, analisar os fatores de textualidade na escrita de um aluno do nono ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública e periférica localizada no Norte do estado de Minas Gerais. Ademais, busca-se avaliar as escolhas linguísticas que o discente realiza e como as emprega na produção do sentido do texto; e, por último, verificar os conhecimentos adquiridos sobre a escrita e os que ainda precisam ser consolidados pelo estudante. O quadro teórico advém, principalmente, dos estudos de Costa Val (2004); Geraldi (1985); Koch (2007) e Koch e Travaglia (2007). Para a formação do corpus, foi aplicada uma proposta de produção textual e, após a realização da primeira escrita, observou-se que as maiores dificuldades do texto escolhido para compor o corpus estavam ligadas à coesão e à coerência. Por isso, houve a necessidade de realizar um conjunto de exercícios didáticos voltado para esses dois fatores constitutivos da textualidade. Assim, somente após essa interferência, ocorreu a reescrita do texto que possibilitou identificar uma escrita mais reflexiva e consciente, mas que ainda necessita ser aprimorada. Para isso, no tempo de escolarização que precisa ser percorrido, é importante que o ensino da escrita tenha sempre como foco os aspectos de textualidade.
Palavras-chave: escrita; análise linguística; fatores de textualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index