O ensino do gênero conto de mistério por meio de atividades de leitura, análise linguística e produção de texto
Resumo
Esse trabalho consiste na descrição e análise de uma sequência de atividades que compreendem os três eixos que estruturam o ensino de Língua Portuguesa: a leitura, a produção textual e a análise linguística. Para tal, parte-se do conceito de língua como interação inserida em uma prática social e ressalta-se a atuação do professor como mediador da relação autor-texto-leitor. A fundamentação teórica baseia-se principalmente nos postulados de Geraldi (1995), Antunes (2006) e Suassuna (2012). Também é abordada a importância de se desenvolver uma avaliação consciente de todo o processo de ensino aprendizagem, possibilitando uma tomada de decisões para que se faça a devida intervenção com o intuito de minimizar os problemas encontrados no texto do aluno. A análise da produção de texto e sua reescrita têm como objetivo ressaltar a mobilização de elementos linguísticos, textuais e de seu repertório para que o estudante consiga escrever um conto de suspense que prender a atenção do leitor, devendo se atentar para os elementos da narrativa. Busca-se evidenciar que o docente, quando detém uma formação teórica de qualidade, consegue promover um ensino significativo, ampliando os letramentos dos alunos e permitindo que participem das práticas sociais que exigem o domínio da modalidade escrita da língua.
Palavras-chave: ensino de língua portuguesa; leitura; análise linguística; produção de texto; conto de mistério.
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