O ensino do gênero conto de mistério por meio de atividades de leitura, análise linguística e produção de texto

Autores

Resumo

Esse trabalho consiste na descrição e análise de uma sequência de atividades que compreendem os três eixos que estruturam o ensino de Língua Portuguesa: a leitura, a produção textual e a análise linguística. Para tal, parte-se do conceito de língua como interação inserida em uma prática social e ressalta-se a atuação do professor como mediador da relação autor-texto-leitor. A fundamentação teórica baseia-se principalmente nos postulados de Geraldi (1995), Antunes (2006) e Suassuna (2012). Também é abordada a importância de se desenvolver uma avaliação consciente de todo o processo de ensino aprendizagem, possibilitando uma tomada de decisões para que se faça a devida intervenção com o intuito de minimizar os problemas encontrados no texto do aluno. A análise da produção de texto e sua reescrita têm como objetivo ressaltar a mobilização de elementos linguísticos, textuais e de seu repertório para que o estudante consiga escrever um conto de suspense que prender a atenção do leitor, devendo se atentar para os elementos da narrativa. Busca-se evidenciar que o docente, quando detém uma formação teórica de qualidade, consegue promover um ensino significativo, ampliando os letramentos dos alunos e permitindo que participem das práticas sociais que exigem o domínio da modalidade escrita da língua.

Palavras-chave: ensino de língua portuguesa; leitura; análise linguística; produção de texto; conto de mistério.

Biografia do Autor

Joyce Cristine Bonadio de Oliveira

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, professora na rede municipal e em uma escola privada na cidade de Barretos – SP, e-mail: joycebonadio@yahoo.com.br, ORCID 0000-0002-1035-0122.

Marinalva Vieira Barbosa, UFTM

Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, e-mail: marinalva.barbosa@uftm.edu.br. ORCID 0000-0002-3538-8821.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Pesquisa, Escrita e Formação Universitária