Discurso da gramática como principal instrumento para aprender a ler e escrever no planejamento pedagógico da disciplina língua portuguesa
Resumo
Neste estudo, priorizamos discorrer sobre o discurso da gramática como principal instrumento para aprender a ler e escrever e explicitar as imagens da escola, da disciplina Língua Portuguesa, do professor e do aluno que são formadas nesse discurso. À luz do método interpretativo “paradigma indiciário” (GINZBURG, 1989), foram selecionados dois planos de curso da disciplina Língua Portuguesa, elaborados em escolas municipais do Extremo Sul da Bahia, em 2018. O corpus foi analisado com base no conceito de formações imaginárias (PÊCHEUX, 2014). Também foram explicitados os estudos sobre o ensino de leitura e escrita (ANTUNES, 2003), acerca da gramática como objeto de ensino (SOARES, 2002) e os condizentes ao planejamento pedagógico (LIBÂNEO, 1992). Os resultados indicaram que, no discurso de que gramática é o principal instrumento para a formação do leitor e escritor, residem as seguintes imagens: a escola é o lugar do controle da prática docente e do desempenho do aluno, bem como o lugar da transformação social; a disciplina Língua Portuguesa é o lugar de aprender a ler e escrever a partir da gramática; o professor é o responsável pela formação do leitor e escritor e “guardião” da variedade padrão; o aluno chega aos anos finais do Ensino Fundamental sem domínio da variedade padrão, leitura e escrita, é desprovido da cultura legitimada pela escola e deve, obrigatoriamente, saber ler e escrever conforme as normas gramaticais. Enfim, o conjunto de imagens indica os resquícios do ensino tradicional presentes no processo didático-pedagógico da formação do leitor e escritor.
Palavras-chave: Discurso; Formação do leitor e escritor; Gramática; Planejamento pedagógico.
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