Educação Profissional e Tecnológica
a dualidade do enino médio integrado na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.6814Resumo
A separação da educação em duas vertentes imposta pelo capitalismo, dividida em educação para a burguesia e outra para a classe trabalhadora, foi motivo de questionamentos por parte daqueles que defendem uma educação para o trabalho, que seja igualitária e de formação integral do ser humano. Essa pesquisa faz uma síntese temática sobre o dualismo entre a educação profissional e o ensino médio. O objetivo desse trabalho foi destacar os desafios enfrentados pelo ensino médio integrado diante do dualismo na educação brasileira. Nos procedimentos metodológicos a pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica. O resultado apresenta os seguintes desafios: propostas educacionais cujo eixo não está centrado na formação integral do indivíduo; a educação profissional ainda não contempla a construção de um sujeito emancipado; necessidade de um currículo integrado, articulando trabalho e ensino, prática e teoria; o retrocesso para a educação profissional ocasionada pela BNCC que reforça a dualidade estrutural existente e proporciona o sucateamento de conteúdos no ensino médio; a utilização da educação como ferramenta aos interesses financeiros atendendo às demandas do capitalismo; terceirização da educação profissional para o setor privado e diminuição dos investimentos por parte do governo federal que prejudica a qualidade do ensino profissionalizante. Por fim, as leituras remetem a uma análise coletiva da situação atual para pensar nos próximos passos em direção a um ensino médio efetivamente integrado à educação profissional e tecnológica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index