Educação Profissional e Tecnológica

a dualidade do enino médio integrado na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.6814

Resumo

A separação da educação em duas vertentes imposta pelo capitalismo, dividida em educação para a burguesia e outra para a classe trabalhadora, foi motivo de questionamentos por parte daqueles que defendem uma educação para o trabalho, que seja igualitária e de formação integral do ser humano. Essa pesquisa faz uma síntese temática sobre o dualismo entre a educação profissional e o ensino médio. O objetivo desse trabalho foi destacar os desafios enfrentados pelo ensino médio integrado diante do dualismo na educação brasileira. Nos procedimentos metodológicos a pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica. O resultado apresenta os seguintes desafios: propostas educacionais cujo eixo não está centrado na formação integral do indivíduo; a educação profissional ainda não contempla a construção de um sujeito emancipado;  necessidade de um currículo integrado, articulando trabalho e ensino, prática e teoria; o retrocesso para a educação profissional ocasionada pela BNCC que  reforça a dualidade estrutural existente e proporciona o sucateamento de conteúdos no ensino médio; a utilização da educação como ferramenta aos interesses financeiros atendendo às demandas do capitalismo; terceirização da educação profissional para o setor privado e diminuição dos investimentos por parte do governo federal que prejudica a qualidade do ensino profissionalizante. Por fim, as leituras remetem a uma análise coletiva da situação atual para pensar nos próximos passos em direção a um ensino médio efetivamente integrado à educação profissional e tecnológica.

 

Biografia do Autor

HELOISA CRISTINA SILVA TAISSUM, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (2007). Possui especialização MBA em Gestão Pública pela Faculdade de São Marcos (2021). Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Atualmente é servidora pública do estado de Minas Gerais exercendo a função de Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Uberaba. 

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Professor, Sociólogo e Historiador. Possui graduação em Ciências Sociais (UFMG), licenciatura em História (Simonsen), especialização em Ciência Política (UFF), mestrado e doutorado em Educação (Universidade Federal de Uberlândia). Realizou estágios pós-doutorais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (História Latinoamericana), e na Universidad del Magdalena - em Santa Marta, Colômbia (História Econômica). Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba, onde atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Mestrado Profissional em Educação (MPET); no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT); e nos cursos de formação de professores (Química e Ciências Biológicas). É Vice-Presidente da Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe (Adhilac Internacional) e Editor da Revista Ariadna Tucma. Líder do Grupo de Pesquisa 'Mnemosyne - Memórias, Representações & Oralidades na Educação e no Ensino' (IFTM/CNPq), integra o Grupo de Pesquisa 'Nación, Región y Relaciones Internacionales en el Caribe y America Latina', da Universidad Nacional de Colombia, sede San Andrés e o CEHAL/PUCSP - Centro de Estudos de História da América Latina da PUC-SP. Desenvolve pesquisas e orientações em educação, trabalho, processos formativos e sentidos do trabalho; ensino humanizado de Ciência e Tecnologia; os intelectuais e a Educação; relações entre História e Literatura; memória, narrativas, ditaduras, violência institucional e direitos humanos, com ênfase nessas representações na Educação e no ensino de História e demais humanidades, no Brasil, Colômbia, Paraguai e República Dominicana. Organiza a coleção "Nuestra América", pela Editora Navegando. 

Downloads

Publicado

2024-06-30