Insurgência Feminina: Uma trajetória de lutas e conquistas na obra "Quarto de Despejo".

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DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.7598

Resumo

Resumo

O contexto sócio-histórico brasileiro remete ao patriarcado estrutural em que gênero, classe e raça foram os determinantes para se ter reconhecimento social significativo. Desde a colonização do país as mulheres foram silenciadas de suas narrativas e atuações, sobrando quase sempre um tímido papel como coadjuvantes da história. Essas representações tornam-se ainda mais apagadas quando nos referimos ao papel da mulher negra. Apesar dos tímidos avanços, a situação da mulher, sobretudo da mulher negra, está longe de ser justa, pois de modo geral, possuem salários baixos e desproporcionais ao salário dos homens, baixa representatividade nos diversos campos das esferas sociais, além de ser o principal alvo da necropolítica instaurada no país, segundo dados do IBGE (2018), Mbembe (2016) e Almeida (2020), Souza (2021), Gonzales (1984), Ribeiro (2019) e Akotirene (2020). No entanto, diante desse cenário hostil, algumas mulheres conseguiram contornar a dura realidade histórica e destacaram-se através de suas narrativas e trajetórias. Exemplo disso é a escritora Carolina Maria de Jesus, ao descrever no livro Quarto de despejo, publicado em 1960, a realidade vivida na comunidade do Canindé em São Paulo. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar, a partir da obra, os elementos que compuseram o perfil dessa mulher negra. Para compreender o sujeito da pesquisa, traremos para discussão outras mulheres como Davis (2016), González (1984), Ribeiro (2018, 2019), Hooks (2013, 2014). Como abordagem metodológica adotamos a hermenêutica para realizar a análise, uma vez que a filosofia e a literatura se relacionam no espaço crítico e interpretativo da obra.

 

Palavras-chave: Mulheres brasileiras; Racismo estrutural; Literatura; Autoria feminina.

Biografia do Autor

Erika, UNIUBE

Professora de Educação Básica – SEE/MG, Doutoranda em Educação – UNIUBE, Bolsista do projeto Trilhas do Futuro educadores do Governo de Minas Gerais – SEE/MG, Mestra em Educação – UFTM, Licenciada em Pedagogia – CESUBE (2005), E-mail: professoraerikacristina@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8554-0326

Elenice Israel da SILVA, UNIUBE

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube. Mestra em Letras pelo Programa de mestrado Profissional Profletras da UFTM. Licenciada em Letras e Pedagogia. Bolsista do projeto Trilhas do Futuro educadores do Governo de Minas Gerais.

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Publicado

2024-06-30