O uso da etnografia no estudo dos letramentos:
Um estado da arte e perspectivas de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.8211Resumo
O presente artigo busca explorar a relação entre os estudos dos letramentos e a etnografia no entendimento das práticas sociais da escrita em diversos contextos culturais. Os Estudos dos Novos Letramentos enfatizam que o letramento é uma prática sociocultural situada politicamente, contrariando a abordagem tradicional centrada na aquisição de habilidades. A perspectiva dos Letramentos Sociais, proposta por Street (2014), contesta a concepção de um único letramento neutro e singular, considerando-o como uma prática social múltipla e variável no tempo e espaço. A etnografia desempenha um papel essencial ao investigar as práticas de letramento em contextos específicos, através da observação participante, coleta e análise de dados contextualizados conforme Erickson (1988) e Mattos (2011). Nessa perspectiva, a abordagem etnográfica possibilita uma compreensão mais profunda das práticas de letramento ao considerar fatores como relações de poder e ideologias dominantes. Este trabalho tem como objetivo apresentar exemplos de pesquisas que utilizaram a abordagem etnográfica para analisar eventos relacionados aos letramentos, no que concerne o contexto escolar e acadêmico. Além disso, são apresentadas algumas fases da pesquisa etnográfica com base nos estudos existentes de Paiva (2019) e são feitas contribuições para futuras pesquisas que adotem essa abordagem metodológica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index