O uso da etnografia no estudo dos letramentos:

Um estado da arte e perspectivas de pesquisa

Autores

  • Juliana Afonso de Paula Souza
  • Soraya Mattos Oliveira Nunes

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.8211

Resumo

O presente artigo busca explorar a relação entre os estudos dos letramentos e a etnografia no entendimento das práticas sociais da escrita em diversos contextos culturais. Os Estudos dos Novos Letramentos enfatizam que o letramento é uma prática sociocultural situada politicamente, contrariando a abordagem tradicional centrada na aquisição de habilidades. A perspectiva dos Letramentos Sociais, proposta por Street (2014), contesta a concepção de um único letramento neutro e singular, considerando-o como uma prática social múltipla e variável no tempo e espaço. A etnografia desempenha um papel essencial ao investigar as práticas de letramento em contextos específicos, através da observação participante, coleta e análise de dados contextualizados conforme Erickson (1988) e Mattos (2011). Nessa perspectiva, a abordagem etnográfica possibilita uma compreensão mais profunda das práticas de letramento ao considerar fatores como relações de poder e ideologias dominantes. Este trabalho tem como objetivo apresentar exemplos de pesquisas que utilizaram a abordagem etnográfica para analisar eventos relacionados aos letramentos, no que concerne o contexto escolar e acadêmico. Além disso, são apresentadas algumas fases da pesquisa etnográfica com base nos estudos existentes de Paiva (2019) e são feitas contribuições para futuras pesquisas que adotem essa abordagem metodológica.

Biografia do Autor

Soraya Mattos Oliveira Nunes

Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos-PPGEL na Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS na Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM. Especialista em Linguística e o Ensino de Língua Materna pela Universidade de Uberaba-UNIUBE.

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Publicado

2024-06-30