Um estudo sobre estratégias de referenciação no texto diálogo entre as letras e a bola

Authors

Abstract

Este texto tem como objetivo analisar estratégias de referenciação no texto Diálogo entre as letras e a bola, de José Geraldo Couto, publicado no Jornal Folha de São Paulo, em 12 de julho de 1994. Por meio do trabalho de leitura e análise do texto, buscamos mostrar o processo de referenciação como um dos responsáveis pela progressão textual, explicitando de que forma esse processo concorre para a (re)constituição do(s) sentido(s), nas atividades de escrita e leitura de textos. A análise tomou como referência Cavalcante (2013), Koch e Elias (2016 e 2018). Nesta abordagem, focalizamos as estratégias de referenciação que envolvem a pronominalização, a elipse, o encapsulamento e o uso de numerais. O trabalho de leitura e análise do texto foi desenvolvido em duas etapas. Primeiro, ocorreu a seleção do corpus e a análise prévia dos processos de referenciação. Em seguida, considerando a observação de ocorrências de termos referenciais, delimitamos a abordagem, com enfoque nos fenômenos que se presentificaram em um maior número de casos. A análise do texto favoreceu compreender como se organizam as cadeias referenciais; compreender os referentes e os termos referenciais presentes no texto como construções sociais que se materializam por meio da língua. Nessa perspectiva, ancorar-se apenas no conhecimento linguístico não garante o êxito nas atividades de leitura e produção textual, espaços que envolvem construção e reconstrução de sentidos.

Palavras-chave: Texto; Referenciação; Referente; Sentido

Author Biographies

  • Alessandra Silva Pires, UFMA

    Aluna do 6º período de Letras/CCBa/UFMA. E-mail: alessandra.sp@discente.ufma.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1154-7592

  • Erica dos Santos Carvalho, UFMA

    Aluna do 6º período de Letras/CCBa/UFMA.E-mail: carvalho.erica@discente.ufma.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8253-3438

  • Karla Maryana de Carvalho Aragão, UFMA

    Aluna do 6º período de Letras/CCBa/UFMA. Membro do Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Sujeito e de suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE). E-mail: karla.aragao@discente.ufma.br.ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-2584-8895

  • Ronald Eduardo Pereira Nascimento, UFMA

    Aluno do 6º período do Letras/CCBa/UFMA. E-mail: ronald.eduardo@discente.ufma.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5567-1440

  • Valnecy Oliveira Corrêa Santos, UFMA

    Doutora em Estudos da Linguagem (UFRN), graduada em Letras (UFMA). Docente na UFMA. E-mail: valnecycorrea@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4906-0245.

Published

2022-10-30

Issue

Section

Pesquisa, Escrita e Formação Universitária

How to Cite

Um estudo sobre estratégias de referenciação no texto diálogo entre as letras e a bola. INITIATION & TEACHER TRAINING, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 150 a 165, 2022. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/6693. Acesso em: 5 dec. 2025.