Pesquisa, Escrita e Formação Universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i3.6676

Resumo

O presente dossiê visa congregar artigos oriundos de dissertações de Mestrado, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de licenciados e trabalhos de finalização de disciplinas de licenciandos, buscando dar visibilidade ao processo de pesquisa e escrita destes acadêmicos. Serão aceitos trabalhos que envolvam a formação universitária na Graduação e na Pós-Graduação.

Biografia do Autor

Ricardo Weller Piloto, UFTM

Possui graduação em licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT/UNESP (2011) e, também, graduação em licenciatura em Educação Física pelo Claretiano - Centro Universitário (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM (2021) e, atualmente, doutorando em Educação pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE).

Vinícius Borges de Andrade , UFTM

Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2003). Pós Graduado Lato Sensu pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) (2011), com ênfase em Educação de Jovens e Adultos. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), linha de pesquisa Fundamentos Educacionais e Formação de Professores (2017). Doutorando no programa de Pós graduação em Educação pela UFTM (2022) Membro do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO, LEITURA E ESCRITA - GEPADLE (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8627014156087782) Editor Gerente da Revista Iniciação & Formação Docente - UFTM. (http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles) Atuou como Coordenador do(a) CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS, promovido(a) pelo(a) Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia, realizado(a) no período de 01/03/2018 a 31/12/2018, com carga horária de 300 horas. Participou do(a) CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS promovido(a) pelo(a) Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia, realizado(a) no período de 01/03/2018 a 31/12/2018, com carga horária de 300 horas. Estágio Interdisciplinar de Vivência Quilombola promovido(a) pelo(a) Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia, realizado(a) no período de 20/07/2018 a 22/07/2018 com carga horária de 30 horas. Participou do(a) CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS promovido(a) pelo(a) Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia, realizado(a) entre os anos de 2019 e 2020, com carga horária de 300 horas anuais. Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) pela Universidade Federal do triângulo Mineiro (UFTM), desde o ano 2011 até 2017. Preceptor do Programa de Residência Pedagógica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) 2018 até a presente data. Professor atuante na área de ensino fundamental e médio, desde o ano de 1999, iniciei minhas atividades em cursos preparatórios e pré vestibular. Professor da rede municipal e estadual de ensino. (Texto informado pelo autor)

Marcela Girotto de Lima , UFTM

Graduanda em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2016). Desenvolve o projeto de pesquisa intitulado "O sujeito contemporâneo e a argumentação: uma análise linguística e discursiva.", orientado pela Profª. Marinalva Vieira Barbosa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE), cadastrado na plataforma Lattes e reconhecido pela instituição.Tem interesse na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, escrita e ensino-aprendizagem. 

Maria Eduarda Guimarães da Costa , UFTM

Formou-se no Ensino Médio pela Escola Henriqueta Vialta Saad (Taubaté/SP) em 2017, período no qual se envolveu nos mais diversos projetos propostos pelos docentes, lançando-se a desafios como debates, simpósios, exposições e outros projetos educacionais. Em 2018, foi aprovada em 2º lugar pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba/MG, para onde se mudou. Recentemente, graduou-se no curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês. Ainda, faz parte da equipe de um projeto de extensão na área de Linguística Textual orientado pela Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbosa, projeto para o qual produz conteúdos semanais. Também faz parte da Iniciação Científica na área de Letramentos Digitais como pesquisadora bolsista orientada pelo Prof. Dr. Acir Mário Karwoski.

Downloads

Publicado

2022-10-30