Recursos de progressão no texto mistérios tem a arte
Resumen
Neste trabalho, abordamos o processo de constituição do texto com o objetivo de analisar como os recursos de coesão textual concorrem para a progressão do dizer e a construção do sentido em um texto. Para tanto, utilizamos como referência os fundamentos da Linguística de Texto, mais especificamente, os livros Ler e Escrever: estratégias de produção textual de Koch e Elias (2009), Escrever e argumentar de Koch e Elias (2016) e Os sentidos do texto de Cavalcante (2013). O corpus foi constituído pelo texto Mistérios tem a arte de Ruy Castro, publicado na Folha de São Paulo, em 05 de setembro de 2021. Para análise, após estudo da bibliografia de apoio e leitura do texto, partimos para o destaque dos recursos de coesão, com o propósito de observar termos e expressões utilizados como elementos de progressão textual. Em seguida, o enfoque passou a ser observar a presença de fenômenos como a repetição, o paralelismo, a progressão tópica e a intertextualidade, não apenas como recursos linguísticos, mas como elementos que colaboram para a progressão e concorrem para a constituição do sentido do texto. Ao final do exercício de análise, concluímos ser o texto uma cadeia de relações, o tópico ou tema é o eixo central que determina as escolhas e o entrelaçamento das partes é base para a constituição do sentido.
Palavras-chave: Texto; Repetição; Paralelismo; Intertextualidade; Progressão tópica.
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