Zoologia de invertebrados em redes sociais: análise de um caso

Autores

Resumo

As redes sociais têm mostrado relevante impacto na socialização de jovens em idade escolar na atualidade. Seus usos são diversos, e questões do ensino de ciências e biologia figuram nesse universo em páginas de curiosidades, em perfis especializados em determinados grupos taxonômicos, tais como insetos, e também naquelas de conteúdo mais generalista voltadas ao ensino de biologia que buscam auxiliar na divulgação do conhecimento especialmente para exames vestibulares e concursos públicos. Frente a isso, este trabalho teve como o objetivo central descrever e analisar o conteúdo de zoologia de invertebrados presente na página do Instagram destinada ao ensino de Biologia que tem o mais expressivo engajamento nessa temática. Através de critérios como número de seguidores, data de criação do perfil, e número de publicações, foi possível encontrar a página que veio a ser objeto de estudo deste trabalho. A partir da análise realizada durante o segundo semestre de 2021, contatou-se a presença de 144 publicações sobre invertebrados. A maior parte delas destinada ao grupo dos Insetos. Uma análise quantitativa e qualitativa das publicações permitiu concluir que mais de 90% das publicações são de caráter informativo, secundarizando um potencial reflexivo. Os dados são discutidos junto à literatura, ressaltando-se o dado positivo de não ser predominante uma abordagem utilitarista para aos grupos zoológicos nesta página, e o potencial para o desenvolvimento de ações voltadas à alfabetização científica – as quais se favorecem, neste cenário, a mediação de um educador em ciências.

Palavras-chave: Educação em Ciências; Alfabetização Científica; Zoologia; Divulgação Científica; Instagram.

Biografia do Autor

Raissa Dalila Fernandes, UFTM

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). E-mail: d201410729@uftm.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2542-7839.

Diógenes Valdanha Neto , UFTM

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. E Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde Coordena o Laboratório de Meio Ambiente, Ciência e Educação (LAMACE). E-mail: diogenes.valdanha@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8170-0484.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Pesquisa, Escrita e Formação Universitária