Ensino de ciências para estudantes surdos: reflexões de uma coordenadora e de uma professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i3.6681

Resumo

A educação de surdos precisa ser pensada dentro de vários aspectos, sendo um deles a necessidade de os cursos de licenciatura serem constantemente repensados para que possam atender às necessidades de formação de forma a subsidiar o futuro professor nas discussões sobre a educação especial e inclusiva. Este artigo objetivou compreender as questões que envolvem a educação de surdos na visão de profissionais atuantes em uma escola para surdos. De natureza qualitativa, utilizou-se como proposta metodológica o estudo de caso, com a geração de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com uma coordenadora pedagógica e uma professora de Ciências que atuam em uma escola de surdos. A coordenadora defende a necessidade de inclusão dos estudantes surdos nas escolas regulares e discute sobre as ações da escola de surdos para atendimento do estudante e seus familiares, assim como a comunidade externa. A professora relata as dificuldades encontradas no início da docência em virtude da falta de formação nas suas graduações para atuação com pessoas com deficiência em sala de aula. Sobre o ensino para surdos, a professora argumenta sobre duas grandes dificuldades: a falta de sinais na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para muitos termos relacionados à área de Ciência e a ausência de materiais didáticos de apoio adaptados para estudantes surdos.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências; Estudante surdo; Formação docente.

Biografia do Autor

Rayssa Kathrein Borges, UFTM

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. E-mail: rayssakathrein@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1471-2311

Luciana Caixeta Barboza, UFTM

Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. E-mail: luciana.barboza@uftm.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6409-5529

Esdras Viggiano, UFTM

Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. E-mail esdras.viggiano@uftm.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6165-8410

Downloads

Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Pesquisa, Escrita e Formação Universitária