O USO DO INGLÊS EM NOMES COMERCIAIS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1270Resumo
: Este estudo tem como principal objetivo analisar o comportamento linguístico e cultural dos nomes próprios de estabelecimentos comerciais com elementos do inglês em contexto de Português Brasileiro (PB) e Português Europeu (PE). A temática discutida neste artigo vincula-se diretamente com a questão da identidade linguística da língua portuguesa e com questões de identificação cultural, pois o estudo leva em consideração características extralinguísticas que motivam o uso de nomes comerciais estrangeiros em contexto comercial no Brasil e em Portugal. Para realizar este estudo, primeiramente, coletamos 862 nomes comerciais com elementos do inglês no interior do estado de São Paulo (Brasil) e 446 na cidade de Lisboa (Portugal). Além disso, analisamos também os nomes comerciais com grafia estilizada e observamos o uso de ’s em contexto comercial, constatando que esses fenômenos são menos comuns que o esperado. Por fim, podemos concluir com nossos estudos que ainda são poucos os comerciantes que sentem a necessidade de diferenciar seu negócio ou produto através de um nome comercial com elementos do inglês, isto é, somente algumas pessoas recorrem ao inglês para dar uma aparência chique e sofisticada ao seu nome comercial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index