Religião e identidade cultural na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto

Autores

  • Luís André Nepomuceno

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i4.1278

Resumo

O artigo pretende rastrear na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto os episódios que envolvem conflitos religiosos ou conflitos políticos decorrentes de motivações religiosas. Além do ódio entre cristãos e muçulmanos, outros planos se evidenciam na narrativa, especialmente a ideia da religião como convergência de interesses e identificação cultural e política entre indivíduos. Diante desse contexto, o trabalho evidencia Mendes Pinto como escritor humanista, capaz de perceber no cenário político e religioso do séc. XVI um palco para o teatro das presunções, em que as verdades teológicas se pulverizam e se relativizam, e em que cada um atribui a si a boa-fé e, ao outro, a ignorância e a barbárie.

Biografia do Autor

Luís André Nepomuceno

Professor de Literatura Portuguesa e Brasileira no curso de Letras do Centro Universitário de Patos de Minas. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Nepomuceno, L. A. (2016). Religião e identidade cultural na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. Revista Do Sell, 5(4). https://doi.org/10.18554/rs.v5i4.1278