Religião e identidade cultural na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i4.1278Resumo
O artigo pretende rastrear na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto os episódios que envolvem conflitos religiosos ou conflitos políticos decorrentes de motivações religiosas. Além do ódio entre cristãos e muçulmanos, outros planos se evidenciam na narrativa, especialmente a ideia da religião como convergência de interesses e identificação cultural e política entre indivíduos. Diante desse contexto, o trabalho evidencia Mendes Pinto como escritor humanista, capaz de perceber no cenário político e religioso do séc. XVI um palco para o teatro das presunções, em que as verdades teológicas se pulverizam e se relativizam, e em que cada um atribui a si a boa-fé e, ao outro, a ignorância e a barbárie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index