POLÊMICA DISCURSIVA NO FACEBOOK: SOBRE CONSTRUÇÕES DE SIMULACROS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v6i1.1324Palavras-chave:
Análise do Discurso, Polêmica Discursiva, Facebook, SimulacroResumo
No presente trabalho, que tem por base os fundamentos do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, a AD, tentamos identificar a formação da polêmica em torno do movimento dos Black Blocs (BB) com dados recolhidos a partir da rede social Facebook. Nessa rede, existem páginas que se prestam a informar e opinar acerca das ações que envolvem os BB. A partir das informações e opiniões postadas nessas páginas, observamos emergir um debate que, com base nas reflexões de Maingueneau (2010), estão circunscritos no registro polêmico. Para proceder à análise nos valemos, sobretudo, dos conceitos de simulacro, ethos e cenas de enunciação. Os resultados apontam dois posicionamentos que constroem suas identidades na relação polêmica que estabelecem entre si.Downloads
Publicado
Como Citar
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index