Sobre verdade e mentira, por Funes, el memorioso. A invenção de um diálogo entre Nietzsche e Borges
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v6i2.1372Resumo
Este trabalho propõe uma aproximação entre Jorge Luis Borges e F. Nietzsche, a partir de algumas reflexões sobre tempo, memória e linguagem que aparecem em seus textos. Precisamente a aproximação se dá entre o conto do escritor argentino, "Funes, el memorioso", e o ensaio do filósofo, "Sobre verdade e mentira em sentido extramoral". A invenção ficcional, que cria uma personagem com a memória de um deus, reproduz quase textualmente passagens do ensaio filosófico, de modo que ambos se apeoximam no que diz respeito à limitação da memória humana. Esquecemos e por isso mentimos cada vez que pronunciamos uma simples palavra, como mesa. mas é também porque esquecemos que é possível pensar, gerar conhecimento e literatura. A crítica à desmemória e também à linguagem limitqda torna-se então um elogio à literatura, que lida com a imprecisão e, se desfazendo das metáforaas desgastadas, gera novas e inusitadas perspectivas sobre a "realidade". Eata, como veremos, se pensada a partir dos autores que aqui aproximamos, só poderá ser grafada se entre aspas, de modo que as fronteiras entre o que é tido como real e tido como se ficcional se diluem em amos os textos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index