AS PROFORMAS INTERROGATIVAS DA LÍNGUA SATERÉ-MAWÉ
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1373Resumo
Resumo: Pretende-se, neste artigo, apresentar uma análise morfossemântica das proformas interrogativas complexas do sateré-mawé e sua correlação com os demonstrativos dessa língua, principalmente no que se refere à presença de morfemas classificadores em sua formação. Essa língua é falada pelo povo de mesmo nome, cuja população corresponde a aproximadamente 12 mil pessoas (SESAI-2014) que habitam, em sua maioria, a área indígena Andirá-Marau. Esta está localizada às margens dos rios Andirá, Waikurapá, Marau e Urupadi, na região fronteiriça dos estados do Amazonas e Pará. Os dados utilizados para a análise proposta foram coletados pelas pesquisadoras, em situações naturais de conversação, em algumas comunidades da área Andirá-Marau.
Palavras-chave: língua Sateré-Mawé; análise morfossemântica; proformas interrogativas; demonstrativos; morfemas classificadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index