“DIFERENÇAS DE COR” E DESIGUALDADE SOCIAL: APONTAMENTOS LÉXICO-FILOLÓGICOS SOBRE REGISTROS DE ÓBITOS GOIANOS SETECENTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i1.1375Resumo
Discutir a relação entre as “diferenças de cor” e desigualdade social em registros de óbitos goianos do século XVIII, tendo como foco a análise lexical, foi o objetivo central deste estudo. Para tanto, fez-se necessário editar semidiplomaticamente os documentos, sob o aporte teórico da Filologia, com vistas a viabilizar a compreensão da organização social, cultural e econômica da região à época, assim como da ideologia vigente. Os ritos fúnebres foram analisados a partir do cotejo entre registros de óbitos de indivíduos de diferentes cores de pele encontradas no corpus, de modo a identificar se há divergências entre os elementos neles descritos, à semelhança da desigualdade entre classes. Fez-se, ainda, um breve percurso pela Filologia, ressaltando como ela dialoga com a Lexicologia e a História nesta investigação.
Palavras-chave: Desigualdade social; Cores de pele; Léxico; Filologia; Registros de Óbitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index