A ABORDAGEM DOS GÊNEROS DISCURSIVOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: LIAMES ENTRE TEORIA E PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2235Resumo
Tornou-se consenso entre linguistas e professores, após discussões acirradas em torno do fracasso escolar quanto ao ensino da disciplina de Língua Portuguesa, que a unidade básica de ensino deve ser o texto. Sendo assim, os diversos gêneros discursivos, orais ou escritos, que organizam e concretizam o nosso dizer, devem dar ao texto uma funcionalidade, uma vez que toda manifestação linguística que produzimos é feita por meio de um gênero. Nessa direção, é preciso priorizar uma transposição didática de gêneros que favoreça o desenvolvimento da competência sócio-discursiva do aprendiz, tornando-o capaz de atuar linguisticamente nas mais diversas situações comunicativas. Objetivamos, neste trabalho, investigar se o segundo volume do livro didático de língua portuguesa de Ensino Médio Português vozes do mundo – Literatura, Língua e Produção de Texto, dos autores Maria Tereza Arruda Campos, Lília Santos Abreu-Tardelli, Lucas Sanches Oda e Salete Toledo, dialoga com o que propõem teorias linguísticas de cunho sócio-discursivas, no que concerne ao tratamento com os gêneros. Para tanto, respaldamo-nos no aporte teórico-metodológico da Linguística Textual e em Bakhtin (2011) sobre o conceito de gênero. Os resultados apontam para a necessidade de se ter materiais didáticos mais condizentes com as propostas teóricas que fundamentam o ensino-aprendizagem de língua materna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index