O DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA REVISTA SUPERINTERESSANTE: O FIM DO MUNDO É PROFECIA OU REALIDADE?
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2269Resumo
RESUMO
Este artigo pretende analisar o tratamento linguístico-discursivo conferido às informações sobre o Fim do Mundo referentes a uma reportagem publicada na revista Superinteressante, edição especial de novembro de 2012, durante a polêmica suscitada pelo Calendário Maia. Para isso, buscou-se descrever e analisar como ocorre o processo de recontextualização do conhecimento científico em textos de divulgação científica por meio dos procedimentos linguístico-discursivos de expansão, redução e variação e das estratégias divulgativas. Ao final da análise, chegou-se à conclusão de que a situação de comunicação é norteadora do discurso veiculado na reportagem. Verificou-se também que foram utilizadas várias estratégias divulgativas direcionadas para um público jovem. Percebeu-se que a revista informa e, como estratégia discursiva, deixa o leitor curioso e motivado em ler sobre o assunto em questão. O procedimento linguístico-discursivo mais recorrente na reportagem foi a expansão e a estratégia divulgativa mais utilizada foi a explicação.
PALAVRAS-CHAVE: Recontextualização; Procedimento linguístico-discursivo; Estratégia divulgativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index