A ABORDAGEM DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROGRESSO OU DECLÍNIO?
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2301Resumo
Devido ao amplo espaço que a tradição escolar reserva à escrita, o trabalho com a oralidade em sala de aula continua sendo pouco abordado ou recebe um tratamento controverso por parte dos professores de língua materna. Em relação às produções acadêmicas que envolvem as práticas de leitura e escrita, por exemplo, a oralidade no ensino tem recebido pouco atenção e, muitas das vezes, esquecida como uma importante ferramenta para socialização humana e na formação para plena participação cidadã. No contexto escolar, a necessidade de um trabalho sistematizado com gêneros orais para ampliação das capacidades de linguagem tem sido defendida por diversos autores como Marcuschi (2001, 2003). Sendo assim, este trabalho objetiva analisar dois livros aprovados pelo PNLD 2017 e distribuídos para determinadas escolas brasileiras. O intuito é verificar qual o tratamento está sendo dado ao eixo oralidade no livro didático e, consequentemente, aos gêneros orais e a relação entre oralidade-escrita. Os dados apresentaram que, embora houve uma reformulação dos critérios do eixo oralidade e escrita ao longo dos anos de existência do PNLD, em vez de abarcar elementos mais detalhados e específicos, acabou por reduzir a exigência destinada à reflexão sobre as relações entre oralidade-escrita e os gêneros orais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index