A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR X TEXTO X ESCRITOR
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v2i02.29Resumo
Consideramos que não há atividade melhor para levar o aluno a agir e refletir com e sobre a linguagem do que levar o estudante a perceber as diversas maneiras de dizer o mesmo. No meio escolar, essas atividades são denominadas de Atividades de Análise Lingüística (GERALDI, 1984), termo que surgiu para denominar uma nova perspectiva de reflexão sobre o sistema lingüístico e sobre os usos da língua, com vistas ao tratamento escolar de fenômenos gramaticais, textuais e discursivos. Partindo desses pressupostos, pretendo analisar como um professor do 5º ano do ensino fundamental encaminha as atividades de refacção textual. Esse professor aponta apenas para a correção de aspectos pontuais do texto, ou trabalha de uma forma discursiva encaminhando para ampliação de idéias, informatividade, argumentação e coerência?
PALAVRAS-CHAVE: análise linguística; diálogo; produção textual; leitura; professor.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index