Desterritorialização e desumanização em Antônio Torres*
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v9i2.4088Palavras-chave:
Desterritorialização, Desumanização, Diáspora.Resumo
O escopo do presente estudo é mostrar a interface entre ficção e história, a partir da saga dos personagens que aparecem na obra Essa terra, de Antônio Torres. Nessa obra, os dois processos que se irmanam e se completam são a desterritorialização e a desumanização, num tipo de relação em que um processo produz e acentua o outro. A metodologia consistiu na leitura de obras que tratam da citada interface, bem como um estudo estrutural da obra que serve como corpus literário, a fim de demonstrar, num fenômeno concreto, como se dá os dois processos citados. Empregamos inúmeros autores, com destaque para Dalcastagnè (2003), Polar (2000) e Mesters e Orofino (2000). Recorremos, ainda, à Bíblia Sagrada para demonstrar como na obra em estudo ocorreu também o que se denomina intertextualidade não por acaso, mas para indicar as interações entre o sobrenome cruz e a cruz como instrumento de suplício em tempos remotos da história da humanidade. Concluímos que, de fato, a ficção se faz a partir da história. Esta fornece, por meio do que Aristóteles denomina de Mimese, os insumos que produzem e alimentam a obra literária.
Referências
ANDRADE, Gislene Motta. O mítico e o trágico em Essa Terra. 1981. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte.
AUERBACH, Erich. Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2007. 507 p.
BARROSO, Eloísa Pereira. Miscelânea Revista de Literatura e Vida Social. In: História e literatura: um percurso metodológico no estudo da cidade. Assis vol. 13 jan. – jun. 2013.
BÍBLIA SAGRADA. N. T. Apocalipse. São Paulo: Edição Pastoral. 1990. cap. 21, p. 1612.
BÍBLIA SAGRADA. N. T. Marcos. São Paulo: Edição Pastoral. 1990. cap. 8, p. 1293.
CARDOSO, J. B. América Latina: sua história, sua identidade, sua literatura. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.
DALCASTAGNÈ, Regina. Sombras da cidade: o espaço na narrativa brasileira contemporânea. Estudos de literatura brasileira contemporânea. Brasília, nº 21, p 33-53, jan./jun. 2003.
GONZÁLEZ, Elena Palmero. Escritas do entre-lugar: uma poética da viagem na obra de Alejo Carpentier. Revista Brasileira do Caribe, Goiânia, v. VI, nº12. Jan-Jun 2006, p. 319-338.
MESTERS, Carlos & OROFINO, Francisco. Apocalipse de João: esperança, coragem e alegria. 2.ed. São Leopoldo: Contexto, 2000.
POLAR, Antonio Cornejo. O condor voa: literatura e cultura latino-americanas. Trad. de Ilka Valle de Carvalho. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
SEIDEL, Roberto Henrique. Deslocamentos marcam a vida e a criação literária de Antônio Torres. In: NOVAES, Cláudio Cledson; SEIDEL, Roberto Henrique. Espaço nacional, fronteiras e deslocamentos na obra de Antônio Torres. Feira de Santana: UEFS Editora, 2010.
TORRES, Antônio. 9. ed. São Paulo: Ática, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index