Didatização do gênero anúncio publicitário no livro didático de português do ensino médio: uma abordagem discursiva
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4103Palavras-chave:
Livro Didático, Gênero “Anúncio Publicitário”, Discuro, Escolarização.Resumo
Resumo: Neste artigo, interessa-nos analisar e problematizar o modo como o gênero textual “anúncio publicitário” é alçado a objeto de abordagem no livro didático de Português do ensino médio. Para tanto, na esteira do que Pêcheux (2014) concebeu como “divisão social do trabalho da leitura”, vamos derivar a perspectiva de que, nessa didatização, há processos discursivos que produzem unidade-dispersão na incorporação desse gênero no livro didático. Para procedermos às análises, consideramos o anúncio publicitário na sua relação com os exercícios que a ele estão vinculados no livro. Teórico-analiticamente, para pensar a questão da unidade-dispersão, vamos partir da perspectiva de que a didatização põe em jogo a base material dos processos discursivos: Que tipo de anúncio publicitário é mobilizado? Que tipo de exercício é produzido sobre ele? Não podemos nos esquecer de que a escolarização desse gênero aponta para a referida divisão de sentidos, dadas as condições de produção do livro didático, no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Além disso, há as discursividades instauradas pelos documentos oficiais sobre o ensino de Língua Portuguesa. As análises mostram que os exercícios fazem acentuar a “divisão social do trabalho da leitura”, inserindo o gênero no jogo entre unidade-dispersão.
Referências
PÊCHEUX, Michael. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014. cap. III, ISBN 978-85-268-1054-9.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Governo Federal. Edital do convocação nº 04/2015. Edital de convocação para processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2019, Brasilia, ano 2015, n. 04, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Língua portuguesa – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasilia, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. 109 p.
CEREJA, Willian Roberto; VIANNA, Carolina Assis Dias; CODENHOTO, Christiane Damien. Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. v. 1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index