OS CONTOS DE FADAS E A FORMAÇÃO DE VALORES MORAIS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i2.456Resumo
Os contos de fadas encantam os leitores por meio da fantasia e do maravilhoso, mas, ao mesmo tempo, eles também ajudam a criança a perceber o mundo e prestam suportes simbólicos para a formação de seus valores morais e éticos, pois abordam dilemas inerentes ao amadurecimento humano e exteriorizam os seus sentimentos mais profundos, dos mais sublimes aos mais primitivos. Sendo assim, este artigo trata-se de um estudo teórico-analítico sobre os contos de fadas e os valores morais, fundamentado à luz de pesquisas em diversas áreas, como Literatura, Psicologia e Psiquiatria. Inicialmente, será apresentada uma breve fundamentação teórica sobre esse gênero narrativo, abordando conceitos elementares e traçando um panorama da história sociocultural dessas narrativas. Em seguida, a título de ilustração, será feita uma breve análise das moralidades apresentadas por Perrault nos contos As Fadas e Cinderela. Vale ressaltar que o objetivo deste trabalho não é transformar os contos de fadas em um objeto funcional, mas sim colocar em pauta a contribuição deles para a formação dos valores das novas gerações, pois, segundo Walter Benjamin, esse gênero literário é hoje o conselheiro das crianças, porque foi antes o primeiro da humanidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index