LYGIA BOJUNGA: UMA ANÁLISE FABULADORA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i2.476Resumo
O estudo parte da análise do trabalho de fabulação nas narrativas A bolsa Amarela, A casa da madrinha e O sofá estampado de Lygia Bojunga. Essa autora se destaca no cenário da literatura infantil e juvenil brasileira e possui grandiosa habilidade em equilibrar a realidade e a imaginação, em suas obras, ou seja, narra ficções que proporcionam às crianças um espaço com situações e fatos do cotidiano, mas com liberdade de imaginação. As três narrativas nos mostram o quanto é tênue a fronteira que separa a realidade e a ficção e nosso olhar se voltará para a maneira como a autora fabula e como coloca os objetos em suas narrativas provocando uma duração maior da percepção, singular para provocar o estranhamento. Para iluminar a análise, faremos uso da noção de literatura de Jorge Wanderley e também da teoria de Nancy Huston sobre fabulação. Também serão importantes as teorias sobre narrativas fantásticas, desenvolvidas por Remo Ceserani, Todorov e Italo Calvino.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index