MEMÓRIA: UMA INTERSECÇÃO ENTRE SER E ESCREVER EM LES RÊVERIES DU PROMENEUR SOLITAIRE
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i2.547Resumo
O presente artigo fundamenta-se na análise da obra Les rêveries du promeneur solitaire de Jean-Jacques Rousseau, a partir do tema da memória, com a finalidade de verificar como se manifesta esse tema nessa que é uma das obras inaugurais do pré-romantismo francês. Com a linguagem e a visão de mundo centradas no egotismo, na sensibilidade, no gosto pela solidão e pelo devaneio, o filósofo busca, através da memória, escapar da morte. Para não se manter no anonimato, escreve suas memórias; revive, nasce para a sociedade que tanto o atormentou. Fixando-se pela escrita, o cidadão de Genebra intenta duplicar sua existência e voltar aos tempos de felicidade duradoura anteriormente vivenciados. Baseando-se nos trabalhos de importantes teóricos da memória e, realizando um percurso temporal pelos estudos da memória, pretende-se desenvolver a análise do texto a partir das teorias de Santo Agostinho, Maurice Halbwachs, Pierre Nora, finalizando com os estudos desenvolvidos por Sigmund Freud. No decurso dessa análise, procurar-se-á violar as barreiras que afastam as teorias da memória individual das teorias de memória coletiva, evidenciando, como sugere Paul Ricoeur em A memória, a história, o esquecimento (1913), a importância do outro psicossocial na reconstituição das nossas próprias lembranças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index