VERBALIZANDO MORCEGOS ESTRITAMENTE PESSOAIS & INTRANSFERÍVEIS: NARRATIVA E EXPERIÊNCIA EM CAIO FERNANDO ABREU

Autores

  • Rosicley Andrade Coimbra Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v4i2.573

Resumo

: Este artigo objetiva analisar os contos “Diálogo” e “Os companheiros”, presentes no livro Morangos Mofados (1982), de Caio Fernando Abreu. Partiremos da observação da postura das personagens envolvidas na trama, sobretudo dos narradores, para tecer algumas considerações acerca da perda da capacidade de intercambiar experiências por meio da narrativa. Considerado como um indivíduo especial, o narrador tradicional era dotado de autoridade para narrar, pois detinha a experiência. No entanto, a arte de narrar entra em vias de extinção, conforme alertou Walter Benjamin no entre guerras (1936). As experiências traumáticas da guerra acabaram por limitar o poder de transmissão das experiências vividas e comunicáveis. Tal crise só recrudesceu com o passar dos anos, principalmente devido aos regimes ditatoriais e autoritários que surgiram, cerceando a liberdade e o direito à voz, causando feridas tão profundas quanto as deixadas pelas grandes guerras. Nesse sentido, nossa proposta é abordar nos contos citados alguns aspectos referentes às experiências envolvendo o Regime Militar no Brasil. Entendemos que os referidos contos trazem tal temática muito bem representada por meio de suas personagens esmagadas pelo cotidiano e mergulhadas na melancolia, tentando a todo custo encontrar um meio de narrar essas “experiências morais do despotismo” – no comentário de Giorgio Agamben –, mas sempre conscientes da incapacidade e dos limites da palavra.

Biografia do Autor

Rosicley Andrade Coimbra, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestre em Letras, área de concentração Literatura e Práticas Culturais. Atualmente atua como professor colaborador na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Jardim.

Downloads

Publicado

2014-07-25

Como Citar

Andrade Coimbra, R. (2014). VERBALIZANDO MORCEGOS ESTRITAMENTE PESSOAIS & INTRANSFERÍVEIS: NARRATIVA E EXPERIÊNCIA EM CAIO FERNANDO ABREU. Revista Do Sell, 4(2). https://doi.org/10.18554/rs.v4i2.573