“A obrigação é o tédio” em O Passado e o Presente
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i2.586Resumo
Este trabalho discutirá o processo de adaptação cinematográfica da peça O Passado e o Presente, de Vicente Sanches, pelo cineasta Manoel de Oliveira. Por seu caráter de experimentação, o filme homônimo ainda não traz os procedimentos de transposição característicos das adaptações oliveirianas, sendo construído em torno da lógica clássica dessa categoria de adaptação, que procura escapar à designação pejorativa de “teatro filmado”. No nível temático, entretanto, esse filme inaugura um leitmotiv do cinema oliveiriano: a impossibilidade de atingir em vida o amor absoluto. A primeira fala do filme, quarta da peça, poderia ser a epígrafe de seus quatro longas-metragens de ficção seguintes: “o casamento é a obrigação e a obrigação é o tédio”. Gostaríamos de tomar esta passagem como fio condutor de análise dos procedimentos de adaptação empregados nesse filme. No cotejo peça/filme é possível identificar desvios da obrigação de fugir do “teatro filmado” que acabam por revelar técnicas muito próprias do cinema oliveiriano e que muitas vezes passam desapercebidas em O Passado e o Presente. Ao discutir esses desvios e suas relações com seus outros filmes adaptados de peças, esperamos contribuir para os estudos da obra de Manoel de Oliveira, cujo diálogo com o teatro perpassa temas e técnicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index