O gênero resumo e suas especificidades para produção: uma exposição didática para a escrita acadêmica no curso técnico de eletrônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v11i2.6234

Palavras-chave:

gênero resumo de comunicação, exposição didática, organização retórica, curso técnico em eletrônica;

Resumo

Em diferentes contextos, a produção de resumos é uma prática de linguagem social utilizada como recurso de interação e domínio do conhecimento. O evento acadêmico recebe seus participantes por meio da produção de um resumo de comunicação oral ou em pôster, mas não identificamos orientações de sua escrita na sala de aula do curso técnico em eletrônica. Diante da necessidade de ensino-aprendizagem desse gênero, temos o objetivo de apresentar o resumo e suas especificidades de produção para participação em eventos acadêmico-científicos, considerando a exposição de uma metodologia didática para escrita relacionada com as prescrições do contexto e da área do curso técnico em eletrônica. Apoiamo-nos na abordagem de estudos de gêneros do English for Specific Purposes para a apresentação de uma metodologia e de um material didático. Os resultados mostram-nos o trabalho com dois gêneros: o resumo de comunicação e o material didático. A interação com eles para o ensino-aprendizagem exige uma compreensão que parte do contexto-alvo para o contexto-fonte. Em conclusão, desenvolvemos um material didático autêntico, autodirecionado e com orientação relacionada ao propósito de produção do resumo para os fins de comunicação em evento acadêmico na área de técnico em eletrônica.

Biografia do Autor

Darlene Ribeiro da Silva Andrade, Universidade Católica de Pernambuco

Mestre em Ciências da Linguagem CAPES/PROSUC pela Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP/PE). Atualmente é doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2022), bolsista CAPES/PROSUC e membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Texto e Ensino (GETE) desenvolvendo pesquisas em análises de gêneros na Educação Básica. Professora de Língua Espanhola do COLÉGIO SALESIANO SAGRADO CORAÇÃO/RECIFE.

John Hélio Porangaba de Oliveira, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Ciências da Linguagem pelo PPGCL / UNICAP (2018-2022). Mestre em Ciências da Linguagem pelo PPGCL / UNICAP (2015-2017); Especialista em Docência do Ensino Superior pela FACEAR (2013-2015); e Graduado em Letras pela UNEAL (2010-2015). Suas pesquisas e trabalho são voltados para os estudos de gêneros (textuais/discursivos), atualmente observando agrupamentos, relações e inter-relações com outros gêneros, práticas e processuais de produção para fins específicos (comunicação; ensino; pesquisa; atividades profissionais; produções especializadas). Centrado na linha de pesquisa sobre processos de organização linguística e identidade social, desenvolveu a tese sobre variação de gêneros (resumo) e contexto(s), considerando uso e funcionamento das práticas reais de sistemas de linguagem geral e específica. Seus principais vínculos de formação orientacionais foram: 1) Profª Drª Iraci Nobre da Silva (Graduação); 2) Profª Drª Veronica Tavares Neves Cardoso (Especialização); 3) Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra (Mestrado e Doutorado). Seus principais interesses são: 1) Estudos de linguagem; 2) Contexto/ comunidade discursiva/ comunidade de prática/ comunidade de fala; 3) Letramentos sociais e acadêmicos; 4)Leitura e produção de textos acadêmicos; 5); Estudos de gêneros (textuais/ discursivos); 6) Mapeamento de gêneros em diferentes níveis contextuais; 7) Necessidades de aprendizagem e comunicação dos sujeitos (público-alvo) em relação com o contexto-alvo; e 8) Metodologia sociorretórica para ensino e estudo (análise) de gêneros acadêmicos e profissionais. Tais interesses constituem o entendimento acerca das práticas e dos processos de comunicação, construção de sentido socialmente situada, relações e inter-relações entre ambiente, sociedade dos sujeitos agentes da linguagem e comunicação baseada em letramentos específicos (produção de gêneros). Esses interesses situam a caracterização dos estudos de gêneros para fins específicos e letramentos acadêmicos dentro do macrocampo da área da Linguística Aplicada, por uma perspectiva Trans/Multi/Pluri/Inter/disciplinar. 

Referências

BASTURKMEN, Helen. Developing courses in English for specific purposes. New York: Palgrave Macmilian, 2010.

BAWARSHI, Anis S.; REIFF, Mary Jo. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução de Benedito Gomes Bezerra. São Paulo: Parábola, 2013.

BEZERRA, Benedito G.; LÊDO, Amanda C. O. Gêneros acadêmicos e processos de letramentos acadêmicos. In: PEREIRA, Regina. C. M. (org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. João Pessoa: Ed. da UFPB, p. 175-207, 2018.

BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros acadêmicos em cursos de especialização: conjunto ou colônia de gêneros? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 443-461, 2012.

BHATIA, Vijay K. Worlds of written discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004.

OLIVEIRA, John Hélio Porangaba de. Análise de gêneros em contextos específicos: organização retórica e construção de sentidos no resumo de comunicação para eventos acadêmicos. 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2017.

OLIVEIRA, John Hélio Porangaba de. Os gêneros resumo: agrupamento, relações e inter-relações contextuais nos eventos acadêmicos. 2022. 569 f. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2022

SWALES, John M. Genre Analysis: English in academic and research settings. New York: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, John M.; FEAK, Cristine B. Academic Writing for Graduate Students: Essential Skills and Tasks. 3. ed. Michigan: ELT, 2012.

VIDAL, José Sales; BEZERRA, Benedito Gomes. A organização retórica de questões de provas do ENADE do curso de Administração. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-17, 2020.

WERBI?SKA, Dorota. Duoethnography in applied linguistics qualitative research. Neofilolog, [s. l.], v. 54, p. 269-283, 2020. Disponível em: http://cejsh.icm.edu.pl/cejsh/element/bwmeta1.element.desklight-baebe2df-5810-4ca7-9efe-0c4d9d5fe7ce. Acesso em: 4 abr. 2022.

WOODROW, Lindy. Introducing course design in English for specific purposes. New York: Routledge, 2017

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Ribeiro da Silva Andrade, D., & Hélio Porangaba de Oliveira, J. (2022). O gênero resumo e suas especificidades para produção: uma exposição didática para a escrita acadêmica no curso técnico de eletrônica. Revista Do Sell, 11(2), 1–19. https://doi.org/10.18554/rs.v11i2.6234