O gênero resumo e suas especificidades para produção: uma exposição didática para a escrita acadêmica no curso técnico de eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v11i2.6234Palavras-chave:
gênero resumo de comunicação, exposição didática, organização retórica, curso técnico em eletrônica;Resumo
Em diferentes contextos, a produção de resumos é uma prática de linguagem social utilizada como recurso de interação e domínio do conhecimento. O evento acadêmico recebe seus participantes por meio da produção de um resumo de comunicação oral ou em pôster, mas não identificamos orientações de sua escrita na sala de aula do curso técnico em eletrônica. Diante da necessidade de ensino-aprendizagem desse gênero, temos o objetivo de apresentar o resumo e suas especificidades de produção para participação em eventos acadêmico-científicos, considerando a exposição de uma metodologia didática para escrita relacionada com as prescrições do contexto e da área do curso técnico em eletrônica. Apoiamo-nos na abordagem de estudos de gêneros do English for Specific Purposes para a apresentação de uma metodologia e de um material didático. Os resultados mostram-nos o trabalho com dois gêneros: o resumo de comunicação e o material didático. A interação com eles para o ensino-aprendizagem exige uma compreensão que parte do contexto-alvo para o contexto-fonte. Em conclusão, desenvolvemos um material didático autêntico, autodirecionado e com orientação relacionada ao propósito de produção do resumo para os fins de comunicação em evento acadêmico na área de técnico em eletrônica.
Referências
BASTURKMEN, Helen. Developing courses in English for specific purposes. New York: Palgrave Macmilian, 2010.
BAWARSHI, Anis S.; REIFF, Mary Jo. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução de Benedito Gomes Bezerra. São Paulo: Parábola, 2013.
BEZERRA, Benedito G.; LÊDO, Amanda C. O. Gêneros acadêmicos e processos de letramentos acadêmicos. In: PEREIRA, Regina. C. M. (org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. João Pessoa: Ed. da UFPB, p. 175-207, 2018.
BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros acadêmicos em cursos de especialização: conjunto ou colônia de gêneros? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 443-461, 2012.
BHATIA, Vijay K. Worlds of written discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004.
OLIVEIRA, John Hélio Porangaba de. Análise de gêneros em contextos específicos: organização retórica e construção de sentidos no resumo de comunicação para eventos acadêmicos. 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2017.
OLIVEIRA, John Hélio Porangaba de. Os gêneros resumo: agrupamento, relações e inter-relações contextuais nos eventos acadêmicos. 2022. 569 f. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2022
SWALES, John M. Genre Analysis: English in academic and research settings. New York: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, John M.; FEAK, Cristine B. Academic Writing for Graduate Students: Essential Skills and Tasks. 3. ed. Michigan: ELT, 2012.
VIDAL, José Sales; BEZERRA, Benedito Gomes. A organização retórica de questões de provas do ENADE do curso de Administração. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-17, 2020.
WERBI?SKA, Dorota. Duoethnography in applied linguistics qualitative research. Neofilolog, [s. l.], v. 54, p. 269-283, 2020. Disponível em: http://cejsh.icm.edu.pl/cejsh/element/bwmeta1.element.desklight-baebe2df-5810-4ca7-9efe-0c4d9d5fe7ce. Acesso em: 4 abr. 2022.
WOODROW, Lindy. Introducing course design in English for specific purposes. New York: Routledge, 2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index