A literatura comparada e o letramento literário: uma proposta de sequência básica para o ensino fundamental anos finais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/42swz520

Palavras-chave:

Letramento literário, Literatura Comparada, Sequência Básica

Resumo

Este estudo traz uma proposta de leitura comparativa dos poemas Annabel Lee (Poe) e Cordel das bonecas enforcadas (Melo Neto), inspirada no processo metodológico da sequência básica, apresentado por Cosson (2016). Proposta desenvolvida em uma turma de 9º ano de uma escola municipal da região agreste de Pernambuco e objetivou-se fomentar o letramento literário a partir da análise comparativa de textos que possuem contexto e estilos diferentes, mas que interagem de forma intertextual a partir de temas comuns em seus versos. Assim, buscou-se investigar de que maneira as leituras dos textos supracitados, na perspectiva da literatura comparada, puderam instigar reflexões sobre a produção de sentido a partir de aspectos linguísticos inerentes ao texto literário. Para além disso, buscou-se também refletir sobre os contextos de época e de produção que permearam os processos de escrita dos textos e os estilo de cada autor. Este estudo teve como aporte teórico conceitos de letramento literário e de sequência básica, a partir de Cosson (2006); e de Literatura Comparada; segundo Carvalhal (2006) e Nitrini (1997), dentre outros referenciais teóricos. Os resultados apontam para leituras significativas, com ênfase em investigações mais detalhadas a partir dos temas destacados, além de aspectos relacionados à estética textual.

Biografia do Autor

  • José Pereira de Barros, Universidade de Pernambuco

    Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (1995). Professor de Língua Portuguesa, rede privada (1996) e da rede pública estadual de Pernambuco (2004). Formador de Língua Portuguesa (2019) e Coordenador das Bibliotecas Escolares e Salas de Leitura (2022) da GRE Agreste Meridional. Mestrando do PROFLETRAS (2023).

  • João Batista Silva, Universidade de Pernambuco

    Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade de Pernambuco -UPE, campus Garanhuns-PE, Brasil.

  • Petronio Silva Barbosa, Universidade de Pernambuco

    Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade de Pernambuco -UPE, campus Garanhuns-PE, Brasil.

Referências

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2007.

BRASIL. Menos da metade dos jovens tinham acesso à educação na ditadura. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/04/03/epoca-aurea-menos-da-metade-dos-jovens-tinham-acesso-a-educacao-na-ditadura. Acesso em: 20 jun. 2024.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. 4.ed. rev. e ampliada. São Paulo: Ática, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In ZILBERMAN, Regina. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. São Paulo: Mercado Aberto, 1984, p. 35-54.

MELO NETO, Moisés Monteiro de. O cordel das bonecas enforcadas. [Folheto]. Recife: Pantera cordelaria, 2020.

NITRINI, Sandra. Literatura comparada. São Paulo: EDUSP, 2010.

POE, Edgar Allan. Annabel lee. In FIORESE, Juliana. Annabel Lee (versão ilustrada). [s.n.]

SANTOS, Donizeth Aparecido dos. O pragmatismo do ensino de literatura no ensino médio: entre os documentos oficiais e os livros didáticos. Revista do Centro de Educação, Letras e Saúde da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, v. 19, n. 2, 2017.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

A literatura comparada e o letramento literário: uma proposta de sequência básica para o ensino fundamental anos finais. Revista do Sell, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 50–70, 2025. DOI: 10.18554/42swz520. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/7977. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 164

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.