O ambiente de uma praça pública: articulando saberes de forma coletiva

Autores

  • Fernanda da Rocha Brando Doutora em Educação pela Unesp. Docente da USP.

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v2i2.1442

Resumo

O presente trabalho versa sobre uma proposta de ação educativa, voltada para um projeto de extensão acadêmica junto à formação inicial de professores em Ciências Biológicas. A proposta está relacionada à construção do conhecimento de forma coletiva, articulando: ações em políticas públicas, o papel da comunidade na gestão de assuntos educativos e a aplicabilidade, em contextos da vida real, dos conhecimentos produzidos pela comunidade científica. Esta intervenção trata um espaço físico, a Praça Pública, como um universo de investigação, considerando tanto a integralidade quanto os aspectos mais específicos de seus elementos constituintes. Este “espaço” oferece aos diversos atores sociais envolvidos a possibilidade de engajamento em discussões, estudos, avaliação e proposição de projetos relativos à temática ambiental de forma qualificada. Com aefetivação desta proposta, espera-se que os atores sociais envolvidos compreendam de forma mais abrangente a conexão entre ciência, sociedade e ambiente.

Biografia do Autor

Fernanda da Rocha Brando, Doutora em Educação pela Unesp. Docente da USP.

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Sagrado Coração (USC-2000). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-2001). Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Bauru (UNESP-2005, 2010). Professora do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – (FFCLRP-USP).

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Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Artigos