MEMÓRIA DISCURSIVA E IDEOLOGIA: ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DOS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Anderson Carvalho Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v8i2.1274

Resumo

O artigo investiga modos pelos quais peças publicitárias de grandes eventos esportivos realizados no Brasil (Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas) sustentam mecanismos discursivos voltados ao jogo entre a memória e a ideologia. Para isto, mobiliza conceitos da Análise de Discurso francesa, a saber: memória discursiva e ideologia. Metodologicamente, o estudo filia-se ao paradigma indiciário de análise, cuja interpretação permite reformular hipóteses iniciais. Por fim, aprofunda uma discussão sobre o alcance do determinante político no discurso voltado ao recrutamento e à convocatória unívoca de toda a população a participar destes eventos.

Biografia do Autor

Anderson Carvalho Pereira

Psicólogo Mestre e Doutor em Psicologia pela USP com bolsa da FAPESP na área de Teoria e Análise Linguistica e estágio no Centro de Estudos dos Novos Espaços Literários da Universidade de Paris 13. Professor Adjunto da UESB.

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Publicado

2016-10-17

Como Citar

PEREIRA, A. C. MEMÓRIA DISCURSIVA E IDEOLOGIA: ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DOS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO. InterteXto, Uberaba, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/ri.v8i2.1274. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1274. Acesso em: 19 mar. 2024.