O ANJO ESTILHAÇADO: ASPECTOS DO CONTEMPORÂNEO EM MIGUEL E OS DEMÔNIOS – OU AS DELICIAS DA DESGRAÇA, DE LOURENÇO MUTARELLI

Autores

  • ANDRE REZENDE BENATTI Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0001-8909-8347
  • RUTHIELY THAIANE CAMBIAGHI Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i1.2427

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar uma das obras de Lourenço Mutarelli, escritor brasileiro, intitulada "Miguel e os demônios – ou as delicias da desgraça". O texto está estruturado em forma de roteiro, com diálogos curtos e cortes de cena, como por exemplo, "Tela branca.", "O farfalhar do saco plástico.", forma típica do roteirismo. Adorno (2003) afirma que o nível artístico do autor se dá através de sua idiossincrasia em alterar a forma do texto, dentro do livro essa idiossincrasia de Mutarreli se traduz por sua carreira de quadrinista. A narrativa se passa no caos e calor da cidade de São Paulo e narra partes da vida de Miguel, personagem principal que da nome ao livro. Miguel é um policial de 40 anos, acima do peso, que é obrigado a realizar "trabalhos extras" para se manter, vive em uma relação superficial com a ex amante e perdeu contato com a filha. Logo após o divórcio, mudou-se para a casa do pai, que passa seus dias em frente à TV. No decorrer da história, Miguel acaba se envolvendo com um travesti, o que resulta em várias outras peripécias. Ao longo da narrativa é possível ver através da vida conturbada de Miguel, a maneira como o homem contemporâneo passa seus dias, ou seja, buscando diversas maneiras de se auto preencher, tornando-se um sujeito fragmentado. Essa busca incessante pela felicidade, Freud (2010) explicaria como "fenômenos episódicos", ou seja, a felicidade se estabeleceria na busca incessante pelo prazer, uma vez após a outra, a busca pelo "prazer barato". "Miguel e os demônios" se passa em dias atuais, com conflitos que nos aproximam e nos causam empatia. Como embasamento buscaremos nos beneficiar de teorias como de Giorgio Agamben e o que seria contemporâneo, bem como os já citados Adorno e Freud.

Biografia do Autor

ANDRE REZENDE BENATTI, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras/Espanhol, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS;

Mestre em Letras: estudos literários, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS;

Doutor em Letras Neolatinas: estudos literários hispânicos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Professor de Literatura Espanhola, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Campo Grande;

 

RUTHIELY THAIANE CAMBIAGHI, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras - Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

BENATTI, A. R.; CAMBIAGHI, R. T. O ANJO ESTILHAÇADO: ASPECTOS DO CONTEMPORÂNEO EM MIGUEL E OS DEMÔNIOS – OU AS DELICIAS DA DESGRAÇA, DE LOURENÇO MUTARELLI. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 1, p. p.91–106, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i1.2427. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2427. Acesso em: 19 mar. 2024.