INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE SENTIDOS

Autores

  • Heder Cleber de Castro Rangel Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i2.3747

Resumo

As palavras informação e comunicação em determinadas ocasiões são consideradas semelhantes quando de suas utilizações em diversos espaços sociais, tais como em programas televisivos e/ou radiofônicos, rodas de negócios e também no dia a dia, usualmente. Essas práticas defrontam-se e através de percursos distintos, muitas vezes, contrapõem-se no tocante à efetividade profissional das formas e meios comunicativos por não considerar as condições de produção, tanto na relação tempo e espaço como ainda por não observar que há significados inerentes aos termos – distintos – o que muitas vezes produzem equívocos nessas complementaridades. Verificando-se os processos e funcionamentos desses empregos esta pesquisa pretende observar os fundamentos que os definem e os conceituam na tentativa de compreendê-los em ocorrências imediatas e/ou mediatas. Para isso, fundamenta-se nas Teorias: da Comunicação e da Análise do Discurso Pecheutiana, numa discussão que envolve o léxico e os usos em desvios de sentidos.

 

Palavras-chave: Comunicação; Informação; Léxico; Discurso. Sentido.

Biografia do Autor

Heder Cleber de Castro Rangel, Universidade Federal de Alagoas

Possuo Doutorado em Linguística e Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas; Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (habilitação em Publicidade e Propaganda). Professor Adjunto III da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/CAMPUS DO SERTÃO). Professor pesquisador ligado ao GEDON - Grupo de Pesquisa e Estudo Discurso e Ontologia (UFAL-MACEIÓ). Coordenador do Grupo de Estudos Diálogos Discursivos - GEDD (UFAL/CAMPUS DO SERTÃO). Desenvolvimento de pesquisa na área de Comunicação, Letras e Educação tendo como base a Teoria de Análise do Discurso Pecheuxtiana. Possuo experiência profissional em Comunicação, Marketing, Publicidade e Propaganda. É avaliador de cursos e reconhecimento institucional (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)/INEP-MEC.

Downloads

Publicado

2020-09-25

Como Citar

RANGEL, H. C. de C. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE SENTIDOS. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 2, p. p.175–193, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i2.3747. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/3747. Acesso em: 19 mar. 2024.