O PAPEL DA VARIÁVEL CLASSE SOCIAL NO USO DE A GENTE EM PELOTAS - RS E OS NOVOS SIGNIFICADOS SOCIAIS PARA UMA ANÁLISE VARIACIONISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i1.3772

Resumo

O propósito deste texto é analisar o uso de “a gente” na comunidades de Pelotas, dando ênfase para a variável classe social. Trazemos, também, outros questionamentos e desafios para uma nova proposta de (re)coleta de dados que pretendemos organizar a partir de 2020. Os dados de fala utilizados foram coletados em 2002, organizados, seguindo a metodologia variacionista, por classe social, faixa etária e gênero. Utilizamos para a análise um total de trinta e seis entrevistas do Banco de Dados por Classe Social - VarX (Pelotas), constituído a partir da perspectiva metodológica variacionista. A análise dos dados de fala da comunidade de Pelotas visou à identificação do estágio da mudança em torno do uso do pronome “a gente” em Pelotas, no Extremo Sul do Brasil, bem como a verificação dos limites do contínuo dialetal em torno dessa mudança, como também de sua propagação. Esperamos poder contribuir para o mapeamento dos caminhos da mudança em torno da utilização da forma pronominal “a gente” no Português do Brasil.

Biografia do Autor

PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professor Associado da area de Língua Portuguesa e Linguística do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, desenvolve pesquisas nas áreas de sociolinguística, Descrição e Analise do Português e Sociolinguística e Educação.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

BORGES, P. R. S. O PAPEL DA VARIÁVEL CLASSE SOCIAL NO USO DE A GENTE EM PELOTAS - RS E OS NOVOS SIGNIFICADOS SOCIAIS PARA UMA ANÁLISE VARIACIONISTA. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 1, p. p.146–163, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i1.3772. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/3772. Acesso em: 19 mar. 2024.