Caracterização de argamassas produzidas com cinza do bagaço de cana-de-açúcar

Renato Michael Zanella, Paulo Roberto Garcia, Gabriella Faina Garcia

Resumo


Nos últimos anos, percebeu-se uma preocupação da sociedade com a preservação do meio ambiente e, consequentemente, com o crescente acúmulo de resíduos e dejetos de diferentes origens. Dentre esses resíduos, a cinza produzida a partir da queima do bagaço da cana-de-açúcar vem ganhando muita importância nesse cenário, já que se trata de uma fonte alternativa de energia renovável e sustentável.  Assim, o  objetivo principal deste trabalho foi caracterizar e analisar a influência da cinza do bagaço de cana-de-açúcar na resistência à compressão e na absorção de água por capilaridade de argamassas de cimento Portlad. As cinzas do bagaço de cana-deaçúcar e a areia utilizada nos ensaios foram caracterizadas quanto à sua distribuição granulométrica e massa específica. Foram moldados diversos corpos-de-prova de argamassas com substituição de 0, 30, 50 e 100% da areia utilizada como agregado miúdo por cinzas do bagaço de cana-de-açúcar. Foi utilizada como comparador a argamassa comum com substituição de 0%. O ensaio de resistência à compressão foi realizado após 3, 7 e 28 dias da moldagem dos corpos-de-prova e o ensaio de absorção de água por capilaridade foi realizado após 28 dias, no intervalo de 3h, 6h, 24, 48h e 72h após a colocação dos corpos-de-prova em contato com a água. Os resultados mostram que a cinza do bagaço de cana-de-açúcar apresenta melhorias significativas, tanto para resistência à compressão, quanto para a absorção de água por capilaridade nas argamassas. Assim, conclui-se que a cinza do bagaço de cana-de-açúcar pode ser utilizada em substituição à areia fina na fabricação de argamassas de cimento Portland.


Palavras-chave


Areia; Argamassa; Cinza do Bagaço de Cana-de-açúcar; Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12653: Cimento Portland composto. Rio de Janeiro, 1991. 4 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13281: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Requisitos. Rio de Janeiro, 2001. 3 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738: Moldagem e cura de corpos-de-prova cilíndricos ou prismáticos de concreto. Rio de Janeiro ,1994. 6 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211: Agregados para concreto. Rio de Janeiro ,1983. 5 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7215: Determinação da resistência à compressão. Rio de Janeiro ,1996. 8 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7216: Amostragens de agregados. Rio de Janeiro ,1996. 4 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7217: Agregados - Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro ,1987. 3 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9776: Determinação da massa específica de agregado miúdo por meio do frasco Chapman. Rio de Janeiro, 1987. 3 p.

COIMBRA, M. A., DOS SANTOS, W. N., MORELLI, M. R. Recuperação de resíduos inorgânicos para a construção civil. Cerâmica, São Paulo, v. 48, n. 306, junho de 2002. p 44-48. Disponível em: . Acesso em: 03 de março de 2018.

DO CARMO, J. B. M. Análise comparativa do desempenho de concretos compostos com sílica ativa e metacaulim face à resistência mecânica e à viabilidade econômica. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

FREITAS, E. S. Caracterização da cinza do bagaço da cana-de-açúcar do município de campos dos Goytacazes para uso na construção civil. 2005. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, Campos dos Goytacazes - RJ, 2005.

KAWABATA, C.Y. Aproveitamento de cinzas da queima de resíduos agroindustriais na produção de compósitos fibrosos e concreto leve para a construção rural. 2008. 165 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo, Pirassununga, 2008.

ZARDO, A. M. et al. Utilização da cinza do bagaço de cana-de-açúcar como “filler” em compostos de fibrocimento. In: I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL E X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2004, São Paulo, Brasil. Anais... São Paulo: conferência latino-americana de construção sustentável e x encontro nacional de tecnologia do ambiente construído - CLACS e ENTAC, 2004. 1 CD-ROM.




DOI: https://doi.org/10.18554/rbcti.v4i1.3370

Apontamentos

  • Não há apontamentos.