Panorama do ensino de odontogeriatria nas universidades públicas brasileiras.

Autores

  • María del Rosario Ruiz Núñez
  • Heloísa Godói
  • Ana Lúcia Schaeffer Ferreira de Melo

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v4i3.2683

Palavras-chave:

Idoso, Educação em Odontologia, Envelhecimento, Ensino

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar o panorama do ensino de Odontogeriatria nos cursos de graduação em Odontologia das universidades públicas no Brasil. Analisou-se, por meio de estatística descritiva, a oferta desta disciplina, mediante pesquisa nos sítios eletrônicos das universidades públicas brasileiras, bem como suas caracteristicas. O estudo constatou que menos da metade dos cursos investigados oferecem a disciplina de Odontogeriatria e, quando o fazem, enfatizam o ensino teórico com conteúdos básicos ao cuidado da saúde bucal de pessoas idosas. As informações estavam disponíveis nos sítios eletrônicos de grande parte das universidades, porém nem todas as características principais foram apresentadas. É relevante qualificar a oferta desta disciplina em termos metodológicos e de conteúdo, para que futuros cirurgiões-dentistas estejam aptos a cuidar da saúde bucal deste grupo populacional.

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

Núñez, M. del R. R., Godói, H., & Melo, A. L. S. F. de. (2016). Panorama do ensino de odontogeriatria nas universidades públicas brasileiras. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 4(3), 237–245. https://doi.org/10.18554/refacs.v4i3.2683

Edição

Seção

Artigos originais