A IMPORTÂNCIA DAS PROVAS SIMULADAS PARA O APRENDIZADO E A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO MONITOR NESSA PRÁTICA.

Autores

  • Michele Maria Martins Vasconcelos Centro Universitário Inta - UNINTA.
  • José Klauber Roger Carneiro Centro Universitário Inta - UNINTA
  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira Centro Universitário Inta - UNINTA

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.2475

Palavras-chave:

Simulado, Monitor, Aprendizagem

Resumo

O simulado é uma pratica muito utilizada nos dias de hoje nas universidades, permitindo que os acadêmicos avaliem seus conhecimentos. Geralmente, esses simulados são realizado por acadêmicos-monitores, nos programas de monitoria, como um instrumento para a melhoria do ensino. Este artigo objetivou mostrar a importância da prática de simulados para o aprendizado de alunos de um curso de Medicina, na disciplina de Histologia Humana. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, transversal, onde utilizou-se de um questionário que abordasse a percepção do aluno quanto a importância dessa prática, bem como avaliar a atuação do monitor nesse tipo de atividade pedagógica. De acordo com a portaria 510/16 do Ministério da Saúde, este tipo de trabalho dispensa apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos. Foi observado que 60% dos alunos afirmaram que a atividade de monitoria tiveram reflexo positivo sobre suas notas e 100% apontaram como tendo o aprendizado melhorada pelo auxílio da monitoria. Ainda foi observado que 70% asseguraram que a aplicação da gincana simulada lhe trouxe mais segurança, quando diante da prova real. De forma unânime, 100% dos alunos acreditam que essa é uma prática e se estender aos demais módulos. Esses resultados revelam que a atividade de monitoria é de grande importância nas atividades pedagógicas do ensino de graduação.

Biografia do Autor

Michele Maria Martins Vasconcelos, Centro Universitário Inta - UNINTA.

Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário Inta - UNINTA. Bolsista do Programa de Monitoria Medicina-UNINTA.

José Klauber Roger Carneiro, Centro Universitário Inta - UNINTA

Graduado em Medicina.Residência em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. Mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Ceará. Doutor, docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta.

Maria Auxiliadora Silva Oliveira, Centro Universitário Inta - UNINTA

Graduada em Biologia. Especialista Em Ecologia. Mestre em Agronomia-Fitotecnia.Orientadora da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia do curso de Medicina do Centro Universitário Inta.

Referências

ABREU, M. C. de; MASETTO, M. T. O professor universitário em sala de aula. São Paulo: Associados, 1989.

ASSIS, F.D, et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e

orientadores. Revista de Enfermagem. Uerj, 2006; jul.-set;14(3):391-397.

ANASTASIOU, L.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. Joinvile: ed. Univile. 2003.

BARBOSA, M.G.; AZEVEDO, M.E.O.; OLIVEIRA, M.C.A. de. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandas do curso de Ciências Biológicas da FACEDI/UECE. Revista da SBEnBio - Número 7 - Outubro de 2014.

CANDAU, V. M. F. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (org). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 12-22.

LINS, L. F.; FERREIRA, L. M. C.; FERRAZ, L. V.; CARVALHO, S. S. G. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: JEPEX 2009 – IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE, Recife, 2009. Disponível em:

<http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0147-1.pdf.> Acesso em: agosto/2015.

LOPES, A.D. C. et al. A importância da aplicação de simulados de prova prática no módulo de Biologia do Desenvolvimento do curso de Medicina - percepção dos alunos. Anais...XVI Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza, 2016.

RIBEIRO, C.S.S. Exercícios simulados como opção de treinamento na área de segurança e saúde do trabalhador. (Monografia). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. UFRS. 2009.

SANTOS, S.M.; SANTOS, V.N. Monitoria em Serviço Social: importância para a formação profissional e para o exercício da docência. Anais...VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2012.

SAVARIS, P.K.; REBERTE, A.; BERTOLUZZI, M.C.; SCHLEMPER JÚNIOR, B.; BONAMIGO, E.L. Julgamento simulado como estratégia de ensino da ética médica. Revista de Bioética. Vol. 21, n.1, p. 150-157, 2013.

SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. In: Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p.65.2006.Disponívelem: <http://www.espacoacademico.com.br/065/65schneider.htm.> Acesso em: agosto/2015.

SOARES, S.K.F.; SILVA, S.M. Um novo olhar para o exercício da monitoria sob a disciplina bioquímica geral nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Zootecnia no CCA/UFPB. Anais...XI Encontro de Iniciação à Docência. UFPA, 2009.

SOUZA, P. R. A. A importância da monitoria na formação de futuros professores universitários. Âmbito Jurídico, v. 61, p. 1-8, 2009. Disponível em:

http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5990.

Downloads

Publicado

2018-12-29