EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5461

Palavras-chave:

Evasão Escolar. Estatísticas da Educação Superior. Função da Universidade.

Resumo

Um grupo multidisciplinar de profissionais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou estudo com o objetivo de compreender os índices de evasão dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação e de apresentar proposições. Foram utilizados os seguintes procedimentos teórico-metodológicos: revisão de literatura sobre o tema evasão na Educação Superior, levantamento de dados no sistema acadêmico da instituição e nos setores que registram a vida escolar dos estudantes e questionários. O estudo concluiu que o fenômeno da evasão é complexo, multifacetado, social e historicamente referendado, pois envolve desde questões relacionadas às condições objetivas de permanência na universidade, como questões financeiras, tempo, saúde, problemas familiares, até condições subjetivas como dificuldades de aprendizagem, dificuldades de adaptação à proposta pedagógica e à cultura acadêmica, falta de identificação com o curso e dúvidas quanto à inserção no mundo do trabalho após a formação. O estudo propôs o fortalecimento de ações institucionais que impactem na permanência e no sucesso acadêmico, além da implementação de um projeto de tutoria. Também indicou a necessidade de definir uma política institucional de combate à evasão com responsabilidades dos diferentes setores e profissionais da universidade, recursos e formas de acompanhamento articulado.

Biografia do Autor

Waleska Dayse Dias Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Assessora Pedagógica no ICENE da UFTM. Coordenadora do curso lato-sensu de Pedagogia Universitária da UFTM. 

Carla Regina Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Bacharel e licenciada em Química pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo.

Daniele Cristina de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Doutora em Educação para a Ciência no Programa da Faculdade de Ciências da UNESP campus Bauru (2014). Professora do curso de Licenciatura de Educação do Campo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - (UFTM).

Janaina Faria de Ornellas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Licenciada em Química (2010), mestre em Educação (2012) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Presidente Prudente) e doutora em Ensino de Química (USP-SP). Professora do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

Leandro Cruvinel Lemes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Doutor em matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2007). Professor nos cursos de engenharia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.

Marcos Dionizio Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Licenciado e Mestre em Fisica pela Universidade Federal de Uberlândia (2002 e 2004). Doutor pela Universidade Federal Fluminense em 2009. Pós-doutor na Faculdade de Tecnologia - Unicamp. Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Mariângela Torreglosa Ruiz Cintra, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestre em Genética pela mesma universidade (2001) e Doutora em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2008). Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

Osmar Aléssio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1995), Mestre em Matemática (1998) e Doutor em Engenharia Elétrica na mesma universidade (2002). Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Patrícia Andressa de Almeida Buranello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Graduada em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto. Professora Adjunto do Departamento de Ciências Biológicas da UFTM. 

Ricardo Souza da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Licenciado em Fisica pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), Mestre em Fisica pela mesma universidade (2004) e Doutor em Física pela Universidade de Brasília (2008). É Professor Associado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Alan Lopes Melo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019) e graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Triângulo(2010). Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Moyses de Oliveira Pereira Alves

Graduado em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba (1995), especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Assistente em Administração na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. 

Ana Cristina Thiersch Cruz, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Licencianda em Matemática na UFTM e integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) - Conexões dos Saberes Ciências da Natureza e Matemática.

Bianca Oliveira Pontes Prata

Licencianda em Matemática na UFTM e integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) - Conexões dos Saberes Ciências da Natureza e Matemática.

Referências

ANDIFES, ABRUEM, SESu/MEC. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de Ensino Superior públicas. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.

ALVES, M. O. P.; GAYDECZKA, B; CAMPOS, A. Projeto para registro e controle da evasão na UFTM. Rev. Triang., Uberaba, MG, v. 11, n. 1, p. 125-135, 2018. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2770. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2770. Acesso em: 1 ago. 2019.

ALVES, M. O. P. Projeto de um Módulo de Registro e Monitoramento da Evasão para o Sistema Acadêmico da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – SISCAD. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2018. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/582. Acesso em: 1 ago. 2019.

BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. C. L.; BOGUTCHI, T. F. A evasão do ensino superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação: revista da rede de avaliação institucional de educação superior, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 161-189, 2003. Disponível em:

http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1237. Acesso em 1 ago. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº. 6.096 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília, DF, 25 abr. 2007. Este texto não substitui o publicado no DOU de 25.4.2007 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em 1 ago. 2019.

FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Programa de Tutoria Acadêmica: Curso de Farmácia-Bioquímica. São Paulo, SP: USP, 2014. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/graduacao/pagina.php?menu=51&pagina=524 Acesso em 1 ago. 2019.

FORPLAD, 4ª Reunião, 2015, Ouro Preto. Grupo de Trabalho Indicadores – GT. Ouro Preto: Instituições Federais de Ensino Superior, Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração, Comissão de Planejamento e Avaliação, Grupo de Trabalho Indicadores, 2015.

FREITAS, R. S. A ocorrência da evasão do ensino superior - uma análise das diferentes formas de mensurar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305324. Acesso em: 1 ago. 2019.

GILIOLI, R. S. P. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, SISU e desafios. Brasília, Consultoria Legislativa, Câmara dos Deputados, 2016. 55 p. Disponível em: https://docplayer.com.br/20393270-Evasao-em-instituicoes-federais-de-ensino-superior-no-brasil-expansao-da-rede-sisu-e-desafios.html Acesso em: 10 dez. 2019.

LIMA, F. S. de; ZAGO, N. Desafios conceituais e tendências da evasão no ensino superior: a realidade de uma universidade comunitária. Revista Internacional De Educação Superior, v. 4, n. 2, p. 366-386, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651587. Acesso em: 10 dez. 2019.

LOBO E SILVA FILHO, R.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. C. M. A Evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. Disponível em: ??? Acesso em: 10 dez. 2019.

MELO, A. L. Uso da Técnica de Mineração de Dados como uma Ferramenta de Gestão da Evasão no Ensino Superior. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2019. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/753. Acesso em: 1 ago. 2019.

ROSA, C. M. Limites da Democratização da Educação Superior: Entraves na Permanência e a Evasão na Universidade Federal de Goiás. Poíesis Pedagógica, v. 12, n. 1, p. 240-257, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31219. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31219. Acesso em: 1 ago. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Disciplinas: Tutoria Acadêmica I e Tutoria Acadêmica II. Pelotas, RS: UFPEL. Disponível em: https://institucional.ufpel.edu.br/disciplinas . Acesso em 28 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

SOUSA, W. D. D.; COSTA, C. R.; SOUZA, D. C. de; ORNELLAS, J. F. de; LEMES, L. C.; MOREIRA, M. D.; CINTRA, M. T. R.; ALÉSSIO, O.; BURANELLO, P. A. de A.; SILVA, R. S. da; MELO, A. L.; ALVES, M. de O. P.; CRUZ, A. C. T.; PRATA, B. O. P. EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 127–146, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5461. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5461. Acesso em: 26 abr. 2024.