Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos).
  • A contribuição é original, inédita e não foi enviada para avaliação e ou encontra-se publicada em outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word. DOC (desde que não ultrapasse os 2 MB) e estão de acordo com o template disponibilizado.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O arquivo com o texto tem, em sua primeira folha, o título, o resumo, as palavras-chave, o título em inglês, abstract em inglês e as keywords em inglês. Tem as palabras-clave e o resumen em Espanhol.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. Especialmente quanto aos princípios éticos e de boas condutas na publicação dos manuscritos, evitar plágio e autoplágio. Declaro que o manuscrito pode ser analisado por sistemas antiplágio e se detectada alguma questão de ética no manuscrito o(s) autor(es) serão notificados pelo(s) editor(es).
  • O(s) autor(es) atestam que o manuscrito atende aos princípios de ética exigidos para as publicações científicas e também reconhecem que no manuscrito submetido não há plágio nem autoplágio. Os casos de plágio, quando detectados, serão tratados pela comissão editorial.
  • O(s) autor(es) declara(m) que a formatação do manuscrito foi seguida por revisão do resumo e palavras-chave bem como houve revisão das referências, sendo observadas as normas editoriais para publicação e da ABNT.
  • O(s) autor(es) declara(m) que o manuscrito atende às convenções da escrita e ao padrão gramatical normativo da língua original do manuscrito.
  • O(s) autor(es) declara(m) que abstract, keywords, resumen e palabras-clave foram revisados por profissional especializado e não foi utilizado tradutor automático.
  • Antes de submeter o manuscrito, conferir o template disponibilizado para edição do arquivo no site da revista.
  • Ser´á aceito no máximo 03 autores por artigo. Todos os autores devem estar obrigatoriamente cadastrados no site da revista. No processo de submissão deve ser informado o autor principal e co-autores.

Diretrizes para Autores

        A Revista Triângulo publica textos científicos na área das ciências humanas, educação e afins, aceitando para análise trabalhos originais, que não tenham sido publicados em outro periódico, e que contenham as seguintes especificações: artigos (textos resultantes de pesquisas e ensaios), resenhas e relato de experiências. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.

           A publicação de um trabalho implica automaticamente a cessão do(s) autor(es) para os direitos autorais da Revista Triângulo, podendo ser citada em outros veículos de informação desde que indicada a fonte. Os manuscritos originais devem ser encaminhados pelo sistema SEER da revista. O nome dos autores não deve aparecer no corpo do artigo. Trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento devem ser eliminados. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema SEER, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, ORCID, breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) submetido pelo portal. Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word.DOC.

         Os trabalhos devem obedecer a NBR 10520 e NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os trabalhos deverão ser digitados com fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, com espaçamento 1,5. Margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm, em formato A4. Os artigos deverão ter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas de texto, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem conter título em português, em inglês e em espanhol, resumo, abstract e resumen; palavras-chave em português, keywords em inglês e palabras-clave em Espanhol.  

         Os resumos devem conter no máximo 200 (duzentas) palavras e serem redigidos na língua original do artigo e em inglês e espanhol. Se a língua original for o inglês, o resumo deve ser também em português. Abaixo dos resumos, indicam-se as palavras-chave, de três a cinco, separadas por ponto. Não usar vírgulas ou ponto e vírgulas. Nas citações diretas, que ultrapassem quatro linhas, usar recuo de 4 cm, letra Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, sem aspas. Nas citações diretas que contenham até três linhas, não colocar recuo.

         A letra permanece Times New Roman, tamanho 12 e entre aspas. Deverão conter, também, a indicação do sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada. Ex: DALBÉRIO (2009, p. 37). Nas citações indiretas deve-se colocar o sobrenome do autor em maiúsculas e entre parênteses, seguido do ano de publicação. Ex: (DALBERIO, 2009)

         Notas: devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do texto, antes das referências, justificadas, tamanho 10, com fonte Times New Roman. Tabelas ou gráficos deverão ser numerados na sequência em que forem sendo incluídas no texto e encabeçadas por seu título para evitar a repetição de dados. Quadros são percebidos como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto. Não enumerar as páginas dos manuscritos submetidos. Resenhas devem ter, no máximo, cinco páginas, em espaço 1,5. Antes de submeter o manuscrito, conferir o template disponibilizado para edição do arquivo no site da revista.

                             

A Revista Triângulo prioriza a veiculação de publicações de alta qualidade, observando criteriosamente o limite máximo de endogenia de 25% em relação aos pares da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).                          

 

Artigos

##section.default.policy##

Resenha

Resenha de livros ou coletâneas publicados preferencialmente no ano anterior ao da submissão para publicação na revista Triângulo.

Relato de experiência

Relato de experiência deve relatar uma prática em que predominam aspectos relacionados à experiência desenvolvida, especialmente na dimensão extensionista.

Ensaio

Artigo em forma de ensaio, pesquisa estado da arte ou levantamento sistemático dos dados.

Tradução

Trata-se de uma seção em que será possível socializar trabalhos publicados em língua estrangeira para agilizar o processo de disseminação e circulação do conhecimento. Os proponentes devem anexar a autorização do autor e da revista em que ocorreu a publicação original.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista são usados exclusivamente para os serviços de divulgação científica, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.