Política de Uso de Inteligência Artificial

A Revista Triângulo não reconhece a Inteligência Artificial (IA) como autoria de manuscritos. Embora tais tecnologias possam contribuir em etapas específicas da pesquisa, todo e qualquer uso de IA na concepção, elaboração ou revisão de manuscritos deve ser obrigatoriamente declarado pelos autores no documento de Declaração de Autoria e Originalidade, estando cada caso sujeito à análise editorial.

Os autores são integralmente responsáveis pela veracidade do conteúdo publicado e pela relação estabelecida com o uso de IA. No momento da submissão, devem indicar o uso ou ausência de uso da tecnologia, descrevendo detalhadamente sua contribuição em cada uma das seguintes etapas:

  • Concepção: informar se houve utilização de IA na definição ou conceitualização do estudo.
  • Delineamento metodológico: indicar se a tecnologia foi empregada na construção ou execução dos procedimentos metodológicos.
  • Dados: especificar se houve uso de IA na coleta, organização ou interpretação dos dados.
  • Elaboração do manuscrito: detalhar se a IA foi utilizada em atividades como redação, revisão, tradução ou outras etapas da produção textual.

Nos casos em que houver utilização, os autores devem declarar o tipo de tecnologia empregada (IA autônoma ou tecnologia assistida por IA) e justificar o motivo de seu uso.