GAIOLA DE FARADAY E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: IMPACTOS NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.18554/63760r93Palavras-chave:
Ensino de Física, Ensino por Investigação, Formação Docente, Gaiola de FaradayResumo
Este artigo relata a experiência de aplicação do experimento da Gaiola de Faraday no ensino de Física, articulado aos princípios do Ensino por Investigação, com o objetivo de analisar seus impactos tanto na aprendizagem dos alunos quanto na constituição da prática docente da primeira autora. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular e teve como enfoque o estímulo ao pensamento crítico, à argumentação e à autonomia dos estudantes. O plano de aula estruturou-se em momentos de problematização, experimentação e discussão coletiva, permitindo aos alunos levantarem hipóteses, testar ideias e validar conceitos de eletrostática e eletromagnetismo a partir de um fenômeno cotidiano. A análise narrativa da experiência revelou a importância do questionamento, da experimentação e da reflexão crítica na formação docente, evidenciando a transformação da prática pedagógica para além da simples transmissão de conteúdo. Conclui-se que o ensino por investigação fortalece tanto o aprendizado dos estudantes quanto a identidade e o desenvolvimento profissional dos professores.
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