Chamada de artigos - Dossiê "Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re)produção de conhecimento"

2020-12-08

Organizadores:
Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbosa (UFTM)
Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (USP)

Objetivo deste dossiê é publicar artigos que analisem a leitura e a escrita acadêmicas de alunos de diferentes áreas, inseridos em contextos culturais diversos, com vistas a verificar traços definidores dessas produções e problematizar a universidade contemporânea, tanto como espaço de formação de sujeito produtor de conhecimento, quanto, consequentemente, como espaço de produção de conhecimento.

Interessam produções que, da perspectiva discursiva, tenham como base os seguintes eixos de investigação: a) as características da leitura e a escrita produzidas por alunos de graduação e pós-graduação ao responderem as exigências de produção postas pelo contexto universitário; b) a relação entre formação, aprendizado da leitura e escrita e produção de conhecimento na área de formação desses sujeitos.

A concepção que norteia esta proposta de publicação é a de que a leitura e escrita não são um mero exercício individual, elas exigem um saber dialogar com os outros sujeitos/discursos/textos. A efetivação desse diálogo atesta a relação daquele que lê e/ou escreve com o conhecimento precedente e, principalmente, atesta a sua capacidade de apropriação dessa herança e a produção de algo novo, resultante do trabalho que faz com a linguagem.

Cronograma de atividades:
15/10/2021 – Prazo final para recebimento de textos.
15/11/2021 – Emissão de pareceres.
30/11/2021 – Envio da versão final dos textos.
Dezembro de 2021 – Publicação do dossiê.

As contribuições devem ser encaminhadas pelo e-mail da revista (cadernoscimeac@gmail.com) e pelo sistema SEER. No envio por e-mail, o(a) autor(a) deve informar que se trata de uma contribuição ao dossiê "Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re)produção de conhecimento". Ao submeter o texto pelo sistema, o(a) autor(a) deve selecionar, na indicação da seção de publicação (logo no primeiro passo da submissão), a aba "Artigos do dossiê". Todos os textos devem seguir as regras publicadas nas diretrizes para autores. Textos que não cumprirem os procedimentos da chamada pública não serão avaliados.