Chamada pública de artigos - Dossiê “Sujeitos históricos: desafios para a construção da consciência histórica e perspectivas para a práxis da educação popular”

2026-01-16

Organizadores
Profa. Dra. Alessandra David Moreira da Costa (alessandra.david@unesp.br)
Profa. Dra. Vânia de Fátima Martino (vania.martino@unesp.br)

O presente dossiê tem como objetivo reunir reflexões e experiências que problematizam a relação entre teoria e prática do ensino de História na educação básica pública, sendo fruto da I e II Encontro de Ensino de História, organizados pela parceria entre a Unesp/Franca e Unesp Assis, bem como, as experiências extensionistas e de pesquisas coordenadas pelo Laboratório de Ensino de História da Unesp/ Franca. A centralidade da temática recai sobre a formação da consciência histórica dos sujeitos, compreendidos enquanto atores sociais, que produzem e transformam as realidades em que vivem, considerando as contradições e disputas que perpassam o tempo e o espaço escolar. Visa-se, assim, promover a discussão de práticas de ensino, formação de professores e políticas públicas educacionais, que dialoguem com a participação democrática e saberes populares da comunidade.

Cronograma de atividades
01/2026 a 04/2026 – Submissão de manuscritos.
03/2026 a 05/2026 – Avaliação dos artigos.
04/2026 a 05/2026 – Envio de pareceres e organização das correções com os autores.
30/06/2026 – Envio dos artigos corrigidos aos organizadores.
07/2026 - Publicação do dossiê.

Procedimentos para submissão
- As contribuições devem ser enviadas por e-mail para a revista (cadernoscimeac@gmail.com) e para os organizadores. Na mensagem, os autores devem informar que o artigo é direcionado à edição especial “Sujeitos históricos: desafios para a construção da consciência histórica...”.
- Além do envio via e-mail, as contribuições devem ser enviadas também por meio do sistema da revista, marcando a seção “Artigos do dossiê”.

Todas as submissões devem ser enviadas conforme as diretrizes editoriais da revista que podem ser acessadas aqui.

O descumprimento das normas editorias e dos procedimentos para submissão implicará a reprovação do artigo.