Os movimentos ambientalistas e a educação ambiental: a militância como espaço educativo / Environmental movements and environmental education...

Authors

  • Elaine Junqueira USP
  • Clarice Sumi Kawasaki Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v7i2.2471

Abstract

Foi no interior dos Movimentos Ambientalistas que surgiram a primeiras iniciativas do que chamamos atualmente de Educação Ambiental. E é sobre estes movimentos que este estudo se debruça, desenvolvendo um histórico dos mesmos no mundo e no Brasil, a fim de conhecer suas principais características, contextos sociais em que surgiram e sua relação com uma educação que nasceu da militância junto a esses movimentos sociais. Este estudo é parte de uma pesquisa maior que se propõe ao estudo do estado da arte da pesquisa em EA no Brasil, que analisou teses e dissertações desta área do conhecimento e que abordam a temática dos movimentos ambientalistas. Trata-se de um estudo teórico, baseado em autores referenciados nestas teses e dissertações e aqueles que permitiram um diálogo fecundo com os mesmos. Este estudo demonstrou que a herança dos movimentos ambientalistas europeus e norte-americanos sobre os nossos movimentos é inegável, fomentando discussões e ações em torno de suas principais ideias até os dias atuais. Todavia a realidade social brasileira, que é bem diferente da realidade destes outros países, trouxe particularidades que marcaram expressivamente a nossa experiência. Assim, os movimentos ambientalistas brasileiros escreveram uma nova história, possivelmente mais próxima da história dos movimentos na América Latina, cuja realidade social é mais próxima da nossa. Infelizmente, esta história latino-americana não pôde ser desenvolvida neste texto. O papel da educação ambiental neste contexto, enquanto uma educação não formal e de caráter sociopolítico, nascida da militância no seio destes movimentos ambientalistas, é destacado ao final deste texto.

Palavras-chave: Movimentos ambientalistas; Educação ambiental; Educação popular.

 

ABSTRACT: It was within the Environmental Movements that the first initiatives of what we now call Environmental Education arose. And it is on these movements that this study studies, developing a history of the same ones in the world and in Brazil, in order to know its main characteristics, social contexts in which they appeared and its relation with an education that was born of the militancy next to these social movements . This study is part of a larger research that proposes to study the state of the art of research in EA in Brazil, which analyzed theses and dissertations of this area of knowledge and that address the theme of environmental movements. It is a theoretical study, based on authors referenced in these theses and dissertations and those who allowed a fruitful dialogue with them. This study has shown that the legacy of European and US environmental movements about our movements is undeniable, fostering discussions and actions around their main ideas to this day. However, the Brazilian social reality, which is very different from the reality of these other countries, brought particularities that marked our experience significantly. Thus, Brazilian environmental movements have written a new history, possibly closer to the history of movements in Latin America, whose social reality is closer to our own. Unfortunately, this Latin American story could not be developed in this text. The role of environmental education in this context, as a non-formal and socio-political education, born of militancy within these environmental movements, is highlighted at the end of this text.

Keywords: Environmental movements; Environmental education; Popular education.

Published

2017-12-20

Issue

Section

Artigos